Programa 'Por Todas Elas' leva ações e serviços de saúde e cidadania à UsiPaz Guamá, em Belém
A programação disponibilizou mais de 30 serviços gratuitos de assistência social, saúde e lazer à população atendida no complexo de cidadania do Governo do Estado
O Governo do Pará realizou, nesta quinta-feira (16), a primeira edição de 2025 do programa “Por Todas Elas”. A programação reuniu milhares de pessoas na Usina do Guamá, em Belém, em uma manhã especial, com serviços de saúde, lazer e cidadania oferecidos à população.
Durante a programação, a governadora em exercício do Estado do Pará, Hana Ghassan, que celebra o aniversário nesta quinta-feira, falou sobre a importância do programa para as mulheres paraenses.
“Este é um programa muito importante para o atendimento às nossas mulheres. Um programa de empoderamento e fortalecimento do protagonismo feminino. Estamos preparando as nossas mulheres para que elas tenham cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pois é importante a força da mulher paraense para a economia do Estado do Pará. Para mim é um grande presente estar à frente deste programa. Esse é um propósito na minha vida e estar aqui no dia do meu aniversário é muito gratificante”, disse a governadora em exercício.
Por Todas Elas - Criado em 2024, o programa é uma iniciativa do Governo do Pará para incentivar os debates sobre a importância da participação e do protagonismo feminino na política, com foco na construção de direitos para a mulher e já garantiu mais de 51 mil atendimentos desde a sua criação. Com ações itinerantes, o programa percorre todas as regiões do Estado, com orientações e serviços de saúde, lazer e cidadania para as mulheres.
Na ação desta quinta-feira, na UsiPaz Guamá, foram disponibilizados mais de 30 serviços gratuitamente, como emissão de documentos, atendimentos de saúde (ginecologista, clínico geral, pediatra, nutricionista, odontologista), exames oftalmológicos e escolhas de armação para a produção de óculos de grau, testes rápidos para a detecção de doenças, vacinação, palestras e orientações de saúde para mulheres e encaminhamentos para exames de mamografia.
A programação também contou com a entrega de cestas com alimentos e kits de enxoval para mães, serviços de estética, atrações culturais e atividades recreativas para crianças, atendimentos da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped) e Defensoria Pública do Estado, atendimentos para pets (vacinação antirrábica, cadastro e exames para castração), entre outros serviços.
A empregada doméstica Maria Pires aproveitou os serviços de estética oferecidos, e agradeceu pela oportunidade. “Hoje estou tendo um dia de beleza, com certeza. Eu acho essa iniciativa ótima, porque a gente é bem atendido. Muitas vezes as pessoas não têm dinheiro para fazer a sobrancelha, unhas ou um corte de cabelo, então ações como essa são muito úteis para todos nós”, disse.
Quem também compareceu e aprovou a ação foi a professora Lucimar Pantoja, que aproveitou o dia de folga para cuidar da estética e também para colocar a carteira de vacinação em dia. “Ontem eu fiquei sabendo dessa ação e hoje vim aproveitar. Já tomei algumas vacinas que estavam atrasadas e fiz atendimentos de saúde. Está tudo de bom. Com certeza essa é uma ação muito importante. O Governo está de parabéns por esse trabalho”, declarou a professora e moradora do bairro do Guamá.