Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem mais de 92% no índice de satisfação de usuários
Monitoramento foi feito a partir de dados coletados ao longo do ano para mensurar a opinião das pessoas com relação à qualidade dos serviços
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), situado na região de Integração do Tocantins, continua se destacando pelos investimentos direcionados ao aprimoramento dos serviços e à capacitação de sua equipe. Em 2024, a unidade hospitalar atingiu uma média geral de satisfação dos usuários superior a 92%, refletindo o reconhecimento da população pelos avanços na assistência prestada, com foco na qualidade, segurança e humanização.
Administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), o HGT monitora a qualidade dos serviços de saúde por meio de pesquisas realizadas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Com base nos dados coletados ao longo dos 12 meses de acompanhamento, foi possível calcular a média geral de satisfação, que em alguns meses alcançou até 94%.
Larissa Nogueira, supervisora do SAU, destaca que as informações sobre os serviços prestados são coletadas por meio de um processo de escuta ativa dos usuários, fortalecendo o canal de comunicação e relacionamento com o público atendido. Os questionários são preenchidos por pacientes e acompanhantes e há também consultas realizadas por telefone ou presencialmente na sala de atendimento do SAU.
De acordo com a profissional, além dos questionários, uma outra estratégia adotada para a coleta de informações é o uso das caixas de sugestões, disponíveis nos setores de atendimento. “Elas permitem que os usuários expressem suas opiniões sobre os serviços recebidos. Esse processo possibilita acompanhar o desempenho das áreas assistenciais e de apoio, contribuindo para o principal objetivo do serviço que é promover a melhoria contínua do atendimento, tornando-o mais eficiente e acolhedor no HGT”.
As pesquisas são realizadas em diversos setores, incluindo o Ambulatório, o Pronto Atendimento (P.A.), as Clínicas de Internação, os serviços de exames e no momento da alta hospitalar.
Aprovação – Marislene Santos, acompanhante da paciente Cátia Maria, compartilhou sua experiência sobre o atendimento no hospital quem elas vêm recebendo. Ela relatou que esteve acompanhando a paciente desde a internação e afirmou estar satisfeita com os serviços prestados. Segundo Marislene, todas as suas solicitações e dúvidas foram atendidas de forma eficiente e cordial pela equipe hospitalar.
“Eu não tenho o que reclamar aqui do HGT, tudo está bom, a limpeza, comida e a equipe. Todas as informações que peço para as enfermeiras e para o pessoal de plantão estão sendo bem atendidas, me dando suporte. Estamos sendo bem tratadas”, afirmou a usuária.
De janeiro a dezembro de 2024, o setor de Urgência/Emergência do HGT registrou mais de 70 mil atendimentos, correspondendo a uma média superior a 5 mil usuários por mês atendidos.
Eduardo Pereira, diretor executivo do HGT, destacou que o resultado da média geral de satisfação, acima de 92%, reflete o comprometimento e a dedicação de todos que atuam na unidade. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto, pautado na busca contínua por qualidade e humanização na assistência. Neste novo ano, manteremos nossos esforços para continuar oferecendo a melhor assistência da região, sempre com o objetivo de atender às necessidades da população com excelência e acolhimento”, destacou
O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99395-4813.