Regional da Transamazônica alcança média de 99% de satisfação dos usuários
Clínica Cirúrgica foi o setor mais elogiado da unidade de saúde em 2024
A busca por um atendimento de qualidade é uma das principais metas do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará. A unidade tem se preocupado cada vez mais em proporcionar experiências positivas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um atendimento humanizado é fundamental para manter a qualidade de vida dos pacientes, especialmente aqueles que realizam tratamentos de longa duração. A iniciativa fortalece o vínculo entre pacientes e profissionais de saúde, minimiza episódios de ansiedade e constrói uma imagem positiva do hospital.
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) é responsável por gerar a taxa mensal de satisfação dos usuários. O setor funciona como uma ouvidoria, sendo porta de entrada para as necessidades, dúvidas e reclamações dos pacientes, atuando como um elo entre o usuário e a instituição. Um levantamento feito pelo SAU aponta de que 99,46% dos usuários atendidos no ano de 2024 elogiaram a qualidade do serviço.
“O usuário pode vir até a nossa sala, que fazemos o atendimento de forma presencial. Temos os formulários de preenchimento que são distribuídos nas unidades de internação e nos principais corredores do hospital. Também fazemos o acolhimento, vamos até o leito dos pacientes para ouvi-los, receber sugestões de melhorias e também dar orientações. É dessa forma que o paciente avalia o atendimento”, explica Thaís Oliveira, Líder do SAU / Ouvidoria.
A Clínica Cirúrgica, unidade que desempenha um papel crucial nos cuidados aos pacientes antes e após as cirurgias, foi o setor mais elogiado no ano passado. É o local de trabalho do técnico de enfermagem Jonas Cruz, o colaborador mais elogiado do ano, segundo a pesquisa de satisfação do usuário.
“Tento sempre de alguma forma levar esperança a essas pessoas, sorrir, brincar com elas. Durante o banho do paciente no leito, por exemplo, sempre canto com elas, conto piadas. Se for preciso, abraço. Meu lema é ‘tratar as pessoas como gostaria de ser tratado’. Faço isso por amor ao meu trabalho”, expressou o técnico de enfermagem.
Sebastião Miguel, 49 anos, está há quase dois meses internado na unidade e se recupera de uma cirurgia na perna. Ele é um dos pacientes que está sob os cuidados dos profissionais da Clínica Cirúrgica. Satisfeito com o atendimento no hospital, ele também elogiou o trabalho do técnico de enfermagem Jonas Cruz.
“Ele é um trabalhador nota dez. Faz o serviço do jeito certo, trata todo mundo bem, até canta várias músicas para as pessoas internadas. Tá sempre querendo fazer a gente sorrir. Todo mundo aqui tá de parabéns pelo trabalho. Tem paciente que passa vários meses aqui no hospital, fica triste por causa da saúde e com certeza a gente ‘sara’ mais rápido quando alguém faz a gente sorrir”, disse o paciente internado na Clínica Cirúrgica.
Patrícia Pereira, mãe da pequena Adrielly dos Santos, de 1 ano de idade, internada na Clínica Pediátrica desde o ano passado, também ficou satisfeita com o tratamento ofertado na unidade de saúde.
“A minha filha vai ter alta amanhã e acho que a gente vai sentir falta das pessoas daqui porque nós fomos bem tratadas, se preocupam com a gente. Eu fiquei muito feliz que elas até fizeram o aniversário de 1 ano da minha filha, que foi no dia 6 desse mês. Eu não estava aqui, mas o pai dela estava na hora que cantaram os ‘parabéns’. São ótimas pessoas”, disse emocionada, a mãe da paciente.
O trabalho humanizado, o bom atendimento nas internações e a qualidade das instalações da unidade foram os principais elogios dos usuários. A diretoria do Hospital Regional da Transamazônica reconhece o esforço dos profissionais e a assídua tarefa em garantir um atendimento de qualidade a todos os usuários.
“A qualidade e a segurança do paciente é um ponto forte para a manutenção dos padrões no cuidado aos usuários, fazendo com que os riscos sejam reduzidos. Nossa equipe assistencial está sempre sendo capacitada. Estamos comprometidos em buscar não apenas a satisfação dos usuários, mas também fortalecer a missão de oferecer assistência de qualidade, com respeito, dignidade e compromisso com a população”, esclareceu Hívena Lima, diretora-geral do HRPT.
O Hospital da Transamazônica atende 9 municípios da região do Xingu e da Transamazônica, sendo referência no atendimento de alta e média complexidade a uma população que ultrapassa 500 mil habitantes. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).
Texto: Jonas Ribeiro / Ascom HRPT