Hospital Ophir Loyola abre seleção para Especialização Técnica em Radioterapia
Capacitação inédita no Norte do Brasil, ofertada em parceria com a Fiocruz, oferece oito vagas para profissionais técnicos em Radiologia
O Hospital Ophir Loyola (HOL) abriu inscrições para o primeiro Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia da região Norte do Brasil. A formação é ofertada em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O certame oferta oito vagas destinadas aos profissionais técnicos em Radiologia com registro no Conselho Profissional (CRTR) ativo, que tenham interesse em se especializar nesta área, sem fins de vinculação empregatício.
Sessão de Radioterapia no HOLQualquer pessoa com 18 anos de idade, com certificado de conclusão do Ensino Médio, certificado de conclusão do Curso Técnico em Radiologia e declaração de relação de trabalho na área de Radiologia, público ou privado, poderá realizar o processo seletivo. O curso será ministrado entre os meses de março e outubro deste ano, e terá 300 horas teóricas e 600 horas práticas.
O Processo Seletivo será realizado em duas etapas: prova objetiva de múltipla escolha (de caráter eliminatório e classificatório) e entrevista com avaliação da carta de apresentação/intenção (de caráter classificatório). Os candidatos serão informados sobre o resultado da prova escrita e do agendamento da entrevista (data e hora) pelo site do Hospital Ophir Loyola, no dia 18 de fevereiro de 2025.
Expansão - De acordo com a assessora pedagógica do curso, Lenita Silva Cordeiro, a criação do processo seletivo está em consonância com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER/SUS). A pedagoga ainda destacou a importância da promoção do projeto para o Estado do Pará.
“A criação desse Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia no HOL, em parceria com a Fiocruz, uma instituição de excelência em Ciência e Tecnologia em Saúde no Brasil, é extremamente significativa para o Pará e toda a região Norte. A qualificação de profissionais especializados é fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde pública e privada, ampliando a capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos”, afirmou.
Como se inscrever? - A inscrição ao processo seletivo será realizada presencialmente, de 5 a 7 de fevereiro, das 9h às 16h, na Divisão de Ensino da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Ophir Loyola. Deverá ser realizada pelo candidato ou representante legal devidamente documentado. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais). A íntegra do edital está disponível no site do HOL.
Texto: David Martinez, sob supervisão de Leila Cruz - Ascom/HOL