Hospital de Clínicas Gaspar Vianna entrega novas estruturas modernizadas
Entregas incluem bloco da Hemodinâmica, nova subestação elétrica e clínicas reconstruídas, ampliando a capacidade e o conforto no atendimento
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, referência no atendimento em psiquiatria, nefrologia e cardiologia, se prepara para realizar entregas de espaços reconstruídos e ampliados no próximo dia 10. As novas estruturas incluem a segunda etapa do bloco da Hemodinâmica, a ampliação e modernização da subestação elétrica Eng. Silvio Nunes e as novas clínicas cardiológica e obstétrica.
No bloco da Hemodinâmica - área de atuação que diagnostica e trata disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses - um novo angiógrafo, o mais moderno entre os hospitais públicos do Estado, foi instalado, duplicando a capacidade de procedimentos, de 35 para 70 semanais. A estrutura conta ainda com um espaço exclusivo de paramentação da equipe, salas de entrevista e administração reformadas, além de um posto de enfermagem ampliado. “O planejamento do novo bloco priorizou a eficiência no fluxo de trabalho e a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais. Esses avanços refletem o compromisso com a qualidade no atendimento”, comentou Nathalia Freitas, coordenadora da Engenharia Predial do HC.
A modernização e ampliação da subestação elétrica Engº Silvio Nunes é outra grande conquista. Com novos transformadores de alta capacidade, que ampliaram a capacidade total de 2.900 KVA para 8.450 KVA, e dois novos grupos geradores automatizados, o hospital poderá operar com segurança mesmo em eventuais falhas de fornecimento de energia. Essa obra possibilitou também a climatização completa dos pavimentos de internação e Clínica Psiquiátrica, garantindo mais conforto para os pacientes e profissionais.
“Além da substituição dos transformadores, houve também a instalação de mais dois grupos geradores de 650 KVA cada que em conjunto com outros dois já existentes, dobraram a capacidade de atender o hospital em uma eventual falha de fornecimento da concessionária. As instalações desses grupos geradores contam com equipamentos modernos e automatizados que garantem esse suporte de energia, impedindo que em momentos como cirurgias, sessões de hemodiálise e até mesmo áreas de UTIs, falte energia elétrica em uma eventual falha da concessionária de energia”, explicou Leandro Rodrigues, engenheiro elétrico responsável pela obra.
Já as Clínicas Cardiológica e Obstétrica foram reconstruídas com um posto de enfermagem moderno, oito novos leitos e a criação de uma sala PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), projetada para cuidados humanizados às gestantes. As melhorias incluem ainda reconstruções completas nas enfermarias e banheiros, além da ampliação das portas para facilitar a circulação de macas.
“A reconstrução com a melhora do espaço e a ambiência, foi de fundamental importância e nos deu, assim, uma transformação na aparência do nosso hospital, dando mais um ar de humanização, principalmente para o nosso perfil de pacientes que são grávidas portadoras de cardiopatia ou com bebês cardiopatas, além das nossas pacientes psiquiátricas e as pacientes nefropatas também grávidas”, afirmou Layses Braga, obstetra responsável pela Clínica obstétrica.
Essas entregas refletem o investimento do Governo do Estado na modernização dos serviços de saúde e na valorização do atendimento hospitalar. A expectativa é de que as novas estruturas impulsionem a capacidade de atendimento e aprimorem a qualidade dos serviços, consolidando o Hospital de Clínicas como uma referência em assistência à saúde no Pará.