Polícia Civil celebra 10 anos do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro
A unidade, que funciona no prédio-sede da Delegacia-Geral, em Belém, é essencial para investigação financeira e inteligência policial
O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil do Pará, celebra 10 anos de atuação em ações ligadas a funções de investigação financeira e inteligência policial nesta quarta-feira (08). O Laboratório está situado no prédio-sede da Delegacia-Geral de Polícia Civil, em Belém.
“Compondo o time de unidade estratégica do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), o LAB-LD se tornou referência no desenvolvimento da inteligência financeira da PCPA e na assessoria a todas as unidades policiais, por meio do recebimento e análise de dados financeiros. É notório o desenvolvimento e os resultados positivos que obtivemos nas ações da PC com o apoio e os esforços do Laboratório", destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.
Combate ao crime - Liderado pelos delegados Alexandre Oliveira e Roger Dalbosco, o LAB-LD desempenha um papel essencial nas investigações que visam desarticular esquemas criminosos e cooperar com ações para a recuperação de ativos, bem como o combate ao crime organizado e a facções criminosas no Estado.
O LAB-LD se consolidou como parceiro em importantes grupos nacionais, contribuindo com a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab) para a criação da REDE-RECUPERA, voltada à realização do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD).
Durante uma década foram realizadas diversas ações de impacto positivo para a segurança pública no Pará, como a criação da Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), do Núcleo de Recuperação de Ativos (NRA) e dos Centros de Análise Financeira (CAFs), que juntos ao LAB atuam na Rede do Sistema de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Rede-Sifra) da PCPA.
"Ao longo dos anos, a unidade elaborou e promoveu a capacitação de policiais civis, treinamentos e técnicas avançadas de investigação financeira, que hoje são referência em âmbito estadual e nacional. Além disso, o LAB-LD da Polícia Civil do Pará foi um dos primeiros a ser desenvolvido no Brasil, e tem demonstrado êxito nas missões da instituição que visam coibir a lavagem de dinheiro", acrescentou o delegado Alexandre Oliveira.
Texto: Raphaela Rocha, com supervisão de Thiago Maia - Ascom/PC