HRPL terá ações integradas à campanha Outubro Rosa ao longo do mês
Engajado na campanha “Outubro Rosa”, de combate ao câncer de mama, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste do estado, vai oferecer consultas na especialidade de Mastologia, além de orientações educativas e exames de prevenção da doença à colaboradoras, usuárias, acompanhantes e a comunidade a partir do dia 6 até o final deste mês.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer com maior incidência na região Norte. De acordo com o diretor executivo do HRPL, Júlio César Garcia, a mobilização busca reforçar a cultura da prevenção junto às mulheres, por isso, além dos exames, a programação incluirá palestras com orientações para a autodeteção e dicas de saúde. Já na abertura, dia 6, a partir das 10h30, haverá as palestras “Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada pelo diretor Técnico dr. João Lucídio, na recepção do hospital.
Ao longo do dia outras ações serão desenvolvidas, entre elas a inauguração do mural temático com dicas de prevenção precoce do câncer e um espaço especial para selfies alusivas ao “Outubro Rosa”. Outras mini palestras serão proferidas por profissionais da equipe de Enfermagem nos horários da manhã e tarde, com o objetivo de envolver os públicos interno e externo durante todo o mês.
Ainda segundo Júlio Garcia, as ações voltadas às colaboradoras incluem coleta de PCCU (conhecido com exame preventivo ou Papanicolau) e repasse orientações do auto exame da mama. As participantes das atividades concorrerão um Kit de beleza. “Vamos explorar várias formas de estimular as mulheres à adoção de hábitos que venham contribuir na redução dos números da doença no estado”, comentou.
A campanha “Outubro Rosa” do HRPL também será levada à comunidade externa, com a realização de uma ação na Praça Célio Miranda, dia 23, das 16h às 19h, com aferição da pressão e glicemia, orientações sobre o autoexame da mama, cuidados preventivos e distribuição de fôlderes, realizada pela equipe multiprofissional do hospital. A campanha está sendo articulada pelo Núcleo de Educação Continuada com apoio do Grupo Técnico de Humanização (GTH).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), o órgão está reestruturando os serviços para garantir novos mamógrafos que serão instalados na Uremia e no Hospital Ophir Loyola, ambos na capital, e na Santa Casa, onde são realizadas uma média de 147 mamografias por mês. Outros quatro hospitais regionais – localizados em Altamira, Marabá, Santarém e Breves – também fazem o procedimento no Estado. Atualmente, o Pará dispõe de 113 mamógrafos, incluindo as redes SUS e privada, sendo 64 no SUS.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais na mama, que forma um tumor. Segundo prospecções do Instituto Nacional do Câncer “Alencar Gomes da Silva” (Inca), em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos da doença. O Ministério da Saúde (MS) oferece atendimento gratuito por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço prestado pelo HRPL beneficia pacientes de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde, onde vivem aproximadamente 800 mil habitantes. São eles: Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta e Terra Alta.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.