Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Ensemble de Saxofones fortalece a prática musical em conjunto

Oferecido pelo Instituto Estadual Carlos Gomes, o Projeto de Extensão reúne alunos e alunas em palestras, masterclasses, workshops e simpósio

Por Fabiana Otero (FCG)
07/01/2025 12h57

Para desenvolver as habilidades musicais dos alunos dos cursos de nível preparatório, técnico e bacharelado em Música, o Projeto de Extensão Ensemble de Saxofones Experimental do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém, visa ampliar a prática no instrumento.

Criado no ano passado, o Ensemble de Saxofones Experimental desenvolve um trabalho pedagógico, que consiste em fortalecer a interação por meio da prática em conjunto, absorção de conhecimentos de saxofonistas convidados e realização de masterclasses e workshops. “O projeto busca promover uma troca de saberes que agregam muito aos discentes e à comunidade em geral, mas também a divulgação do repertório erudito e popular, escrito para os instrumentos nessa formação”, informou o professor Glaucio Lobo, idealizador do projeto, que tem alunos regulares dos cursos ofertados pela instituição e participantes da comunidade.Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém, a centenária instituição de ensino musical na capital paraense

Segundo o professor, o grupo trabalha para ofertar maior vivência artística. “Os alunos internos e externos puderam conhecer e praticar repertórios específicos na estrutura do Ensemble de Saxofones, experiência em fazer música em grupo e individual com acompanhamento, participar de várias palestras, masterclasses, workshops e simpósio, que ocorreram ao longo do ano”, disse Glaucio Lobo. No processo seletivo do grupo houve o ingresso de 23 pessoas, mostrando o interesse dos estudantes.

Além de apresentações em eventos do Instituto Estadual Carlos Gomes, o Ensemble de Saxofones Experimental realizou várias atividades voltadas ao estudo do instrumento. Os alunos receberam no IECG músicos que atuam como intérpretes e professores de saxofone. Durante o ano foram realizadas as palestras: "Estratégia na Prática do Saxofone", com o convidado Danilo Couto, e "O Mapa da Improvisação – como criar solos em músicas paraenses", com o professor e músico Vinícius Ribeiro, além da inédita edição do Simpósio de Saxofone do IECG.

Representatividade - Camila Andrade, 25 anos, integrante do projeto, contou como foi conhecer o grupo. “Aqui, no Ensemble de Saxofones, podemos desenvolver nossas habilidades como saxofonistas e aprender em grupo. Antes, eu só conhecia uma mulher que tocava saxofone. E, quando ingressei no projeto, pude tocar com outras colegas, e vi o quanto elas também tocam bem. Nos dedicamos para continuar nos destacando como musicistas”, ressaltou Camila, que também é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e viu a necessidade de trabalhar a música em grupo, característica marcante dos projetos de extensão realizados pelo IECG.

A aluna Ana Carolyne Cruz, 19 anos, também acredita que o Ensemble de Saxofones é uma janela para seguir estudando o instrumento que escolheu ainda na infância. “Comecei a me interessar pela música já no Ensino Fundamental. Depois de fazer uma pesquisa, achei lindo o saxofone e seu som. Já havia participado de outros grupos de sax, mas nunca tinha entrado em um que tivesse todas as ‘vozes’ do instrumento. É um estudo muito didático. Estamos todos juntos, aprendendo e tocando saxofone. O grupo é muito plural e agrega alunos e alunas”, acrescentou Ana Carolyne Cruz.

De acordo com Glaucio Lobo, “as mulheres no mercado do saxofone estão cada vez mais ganhando seu espaço e seguindo nesta carreira profissional, como é o caso de uma outra aluna do Ensemble, que passou no concurso nacional para sargento músico da Marinha do Brasil. O projeto também veio para impulsionar ainda mais a conquista dessas mulheres no mercado musical”.

Acolhimento - O diretor de Ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, professor e pianista Robenare Marques, reforçou que as mulheres sempre lutaram para garantir seu espaço no mercado musical, e encontram no IECG mais uma oportunidade para desenvolver seus talentos. “A educação musical acolhe a todos e, aqui no Instituto, todos são recebidos de forma igualitária”, disse o professor, para quem “percebe-se que a participação das mulheres tem sido bastante expressiva nos nossos cursos e no mercado da música”.

“No saxofone, podemos ver uma representatividade cada vez maior, assim como nos outros instrumentos. Isso é algo que vem crescendo aqui em Belém, e no país como um todo, há uns 20 anos”, recordou Robenare Marques.

O Projeto de Extensão Ensemble de Saxofones Experimental faz parte da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Bacharelado em Música do IECG, que também oferece mais 20 projetos com aulas gratuitas e prática musical para alunos da instituição e comunidade em geral. As inscrições para participar dos projetos de extensão são gratuitas.