Em Ananindeua, posto de coleta do Hemopa celebra aniversário da cidade com solidariedade e mais de 45 mil beneficiados
Posto de coleta no município tem papel fundamental no fortalecimento da hemorrede estadual, aproximando os doadores e ampliando o acesso à doação de sangue
Nesta sexta-feira (3), Ananindeua celebra mais um ano de história e desenvolvimento. Como parte das comemorações, o Hemopa destaca o papel fundamental do posto de coleta no município, localizado no Shopping Metrópole, no fortalecimento da hemorrede estadual, aproximando os doadores e ampliando o acesso à doação de sangue.
Descentralização - A descentralização dos serviços de coleta tem sido uma das principais metas da Fundação Hemopa. Paulo Bezerra, presidente da instituição, reforça a importância da unidade em Ananindeua.
“A Unidade de Coleta em Ananindeua, funcionando no Shopping Metrópole, é uma das grandes metas alcançadas pela descentralização da coleta na Região Metropolitana de Belém. É uma forma de estarmos mais perto dos doadores, das pessoas, de facilitar seu acesso a essa nobre causa da doação de sangue. É uma unidade ampla, moderna, equipada com os melhores equipamentos em termos de doação de sangue”, afirma o presidente.
A gerente da unidade de coleta, Jennifer Souza, complementa destacando o papel estratégico do Hemopa Ananindeua no fortalecimento do sistema de saúde estadual. “A criação da unidade de coleta da Fundação Hemopa no município de Ananindeua estabelece um laço importante entre a população do município, o segundo mais populoso do Estado, e a hemorrede. O posto do Hemopa em Ananindeua é um facilitador entre o sistema de saúde e o doador, tão necessário para a manutenção dos estoques que subsidiam a distribuição de sangue aos que dele tanto necessitam. O posto de coleta oferece um ambiente seguro, amplo e acessível aos doadores, com atendimento de excelência, ético, respeitoso e humano.”
Nos últimos dois anos, o posto de coleta Metrópole soma 11.497 doações de sangue, beneficiando quase 46 mil pessoas. Esses números reforçam a relevância da descentralização e o espírito solidário dos moradores do município.
Para Patrick Muniz, morador de Ananindeua e doador regular, a unidade no Metrópole trouxe facilidade e acessibilidade. “Com essa unidade aqui no Metrópole, facilitou bastante a localização para as pessoas poderem vir doar. Eu já sou doador, né, essa é minha segunda doação, mas a primeira não foi aqui no município. Era bem mais longe, o que dificultava minha ida ao ponto de coleta. Com certeza, essa unidade aqui em Ananindeua vai facilitar muito para os moradores”, afirma Patrick.
Serviço - O posto de coleta no Shopping Metrópole no município funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e sábado, das 7h30 às 17h. Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e acompanhamento de um responsável), pesar acima de 50 kg e cumprir os requisitos estabelecidos pelo Hemopa.