Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Estado garante investimentos e obras estruturantes para Ananindeua

Asfalto, aumento da segurança pública, creches e a maior regularização fundiária do Brasil marcaram o ano em Ananindeua

Por Lilian Guedes (SECOM)
02/01/2025 08h00

No dia em que Ananindeua completa 81 anos, o Governo do Pará assegura diversos investimentos em infraestrutura para o segundo município mais populoso do estado. O montante contempla os mais de 507.838 habitantes em várias áreas, como educação, segurança e mobilidade urbana.

Localizada na Região Metropolitana de Belém (RMB), Ananindeua já recebeu mais de 130 quilômetros de pavimentação asfáltica. Desde 2019, mais de 220 ruas foram contempladas por obras executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) em parceria com a Prefeitura Municipal. 

Do mesmo modo, a entrega do Canal Toras contemplou aproximadamente dois quilômetros de serviços de drenagem de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçadas como parte do projeto BRT Metropolitano, proporcionando qualidade de vida e mobilidade urbana. O canal atravessa a Rodovia BR-316 de um lado ao outro, bem no cruzamento com a Avenida Independência. Com isso, o local passará de um para seis tubos, o que permitirá receber um grande volume pluviométrico e aumentará a capacidade de escoamento da água.

Para o engenheiro civil e secretário da SEOP, Ruy Cabral, o conjunto de esforços, desde o início da atual gestão, reflete na segurança e bem-estar dos munícipes.

“Tendo em vista este importante e grandioso programa, o 'Asfalto Por Todo o Pará', desenvolvido pelo Governo do Estado, conseguimos melhorar a trafegabilidade, segurança viária e a saúde dos moradores, que não precisam mais respirar poeira e nem pisar na lama no inverno, bem como a execução de obras estruturantes que proporcionam espaços de lazer, conforto e entretenimento”, pontou o titular da SEOP.

Outra obra estruturante é a entrega do viaduto que interliga a avenida Ananin, no sentido Marituba-Belém, e ao Terminal de Integração de Ananindeua, no sentido Belém-Marituba - este último de acesso aos ônibus, que será liberado com a finalização das obras do BRT.

Segurança Pública - Os investimentos contribuíram para a redução de 81,25% nos crimes violentos letais intencionais, que reúne homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio, no comparativo de janeiro a agosto de 2024 com 2018. Os índices refletem os esforços do Governo do Estado, que entregou 8 motocicletas para a Guarda Municipal, 8 totens de Segurança Pública instalados no município, a quadra poliesportiva do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, 129 coletes para a Guarda Municipal, a construção do 6º e 30º Batalhões da Polícia Militar (BMP), a reconstrução completa do 29º BPM, a ampliação do Centro de Formação, a nova sede do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, no Shopping Metrópole, além do aperfeiçoamento e especialização do Corpo de Bombeiros e a instalação do Grupamento de Socorro e Emergência na BR.

Educação - Em Ananindeua, a área educacional foi contemplada com a entrega de uma creche pelo programa “Creches Por Todo o Pará” e a segunda unidade já está em construção no município, além de benefícios do “Bora Estudar”, com 1.343 cheques entregues aos estudantes de Ananindeua. O Governo do Estado entregou para a comunidade escolar, do município, um total de 15 escolas reconstruídas e modernizadas e com acesso à Internet, permitindo uma relação de qualidade no processo de ensino-aprendizagem e melhorias na qualidade de vida de professores, servidores e estudantes.

Wellington Azevedo, estudante do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Teixeira Gueiros, relembra como era a unidade antes de receber obras estruturantes do Estado.

“Eu estudo desde o 1º ano do Ensino Médio, e a escola passou recentemente por uma reforma. Mas eu estudei um ano na antiga escola e sei quais eram os problemas mais frequentes. Era muito ruim estudar numa escola que não tinha estrutura nenhuma. E agora, ela melhorou mil vezes. Hoje, nós podemos usufruir de salas e espaços que antigamente não poderíamos usar. Não porque não existiam, mas só que não tinham uma boa estrutura ou, às vezes, o equipamento que a gente tinha que utilizar não pegava e não comportava uma sala de trinta alunos. Isso é refletido no rendimento dos alunos, que podemos perceber que houve uma elevação alta, pois era líder de turma e pude acompanhar junto à gestão o rendimento dos alunos. Agora, com salas climatizadas, nós podemos ter um foco”, relatou o estudante. 

O Campus da UEPA e a Usina da Paz do Icuí-Guajará compõem o pacote de investimentos para Ananindeua. O município possui o bairro do Distrito Industrial como um importante vetor de criação de emprego e renda, com 14.800 empregos, envolvendo 64 empresas de diversos setores, como construção civil e energia.

Regularização Fundiária - Em 2024, Ananindeua teve a maior entrega da história de títulos urbanos do Brasil: 3.749 títulos de imóveis urbanos para o bairro do Paar. Outro benefício concedido foi de 2 mil cheques do programa “Sua Casa”, desenvolvido pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

A estrutura viária e o ordenamento do trânsito foram feitos por meio da entrega de uma Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) e da sinalização rodoviária da Avenida Mário Covas, executada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN).