Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Obras e equipamentos entregues pelo Estado ampliam atendimento no Hospital Geral de Tailândia

Entre os avanços registrados em 2024 está o Centro de Hemodiálise, o décimo já entregue pelo Governo, com capacidade para até 120 pacientes

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
31/12/2024 15h26

Em 2024, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), manteve os investimentos para ampliar a estrutura física, modernizar equipamentos e qualificar os serviços oferecidos à população pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense.

O governador Helder Barbalho esteve em Tailândia em dezembro para entregar o 10º Centro de Hemodiálise do Pará, instalado no HGT, com capacidade para atender até 120 pacientes por mês. A unidade conta com 20 cadeiras, sendo 18 para tratamento regular e duas para pacientes com hepatite B. O Centro, equipado com modernos aparelhos e serviços especializados, já é referência no tratamento de doenças renais crônicas na Região de Integração Tocantins.Governador Helder Barbalho durante a entrega do Centro de Hemodiálise do HGT

Mais vagas - Desde 2019, o Pará ampliou a infraestrutura para tratamento renal, dobrando o número de máquinas de hemodiálise de 253 para 537, o que resultou em um aumento de vagas de 1.518 para 3.222 - um aumento de 1.704 vagas.

A unidade recebeu 61 camas elétricas, distribuídas por várias dependências. Para a Clínica Médica foram alocadas 21; a mesma quantidade para a Clínica Cirúrgica/Obstétrica. A Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) recebeu seis camas; a Central de Parto Normal (CPN) foi equipada com três e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que integra as obras de ampliação, contará com 10 camas elétricas.

A paciente Marta do Socorro, 60 anos, está internada na clínica cirúrgica desde o último sábado (28), devido a fortes dores abdominais, e precisou passar por um procedimento cirúrgico. Ela aprovou o atendimento recebido e reforçou a importância dos novos equipamentos.

"Fiquei muito satisfeita com o atendimento. Todos foram muito atenciosos. O leito elétrico é muito bom, pois permite que nós, pacientes, ajustemos a posição com facilidade. Gostei tanto que até queria um desses em casa. Essas melhorias só contribuem para que o HGT continue evoluindo. Graças a Deus, deu tudo certo, e estou sendo muito bem tratada por todos", disse a paciente, que reside no Ramal da Jandira, zona rural de Tailândia.

Atendimento neonatal - Também foram entregues 10 incubadoras, essenciais ao cuidado neonatal. Duas foram instaladas na UCI, para bebês que necessitam de cuidados especiais. Uma incubadora de transporte foi para a CPN, assegurando o transporte seguro de recém-nascidos para a Unidade de Cuidados Intermediários. O Hospital também recebeu 10 oxímetros modernos para monitorar os níveis de oxigênio no sangue.

O Estado adquiriu ainda para a unidade uma mesa cirúrgica - o Centro Cirúrgico do HGT realiza cerca de 300 cirurgias mensais; uma nova autoclave para a Central de Material e Esterilização (CME) e um moderno raio X móvel, modelo Aquila 320 S, projetado para oferecer agilidade no atendimento. O equipamento é compacto, leve e fácil de manusear, possui conectividade wireless para transmissão de imagens e reduz o tempo para realização de exames, que agora pode ser concluído em até dois minutos, otimizando os diagnósticos.

O gerente Assistencial do HGT, Milton Peixoto, explicou que, com o aparelho móvel, os pacientes graves ou que estejam entubados não são mais retirados do leito para fazer exames. "Isso traz mais eficiência e conforto aos pacientes, já que os exames poderão ser realizados no próprio leito, facilitando ainda o trabalho dos profissionais de saúde que fazem o manuseio do equipamento", informou Milton Peixoto.Camas elétricas oferecem mais comodidade aos pacientes

"As melhorias na infraestrutura do HGT, com a inclusão de novos leitos e equipamentos de última geração, são essenciais para garantir um atendimento mais ágil, seguro e humanizado aos nossos pacientes. A ampliação da capacidade de atendimento e a modernização das unidades assistenciais, como o Centro de Hemodiálise, são passos importantes para fortalecer o sistema de saúde público no município. Essas iniciativas permitem que possamos atender com maior eficiência às demandas da população, proporcionando cuidado de qualidade e acessível a todos, conforme o compromisso do governo estadual com a saúde pública", reforçou Eduardo Pereira, diretor Executivo do HGT.

O Hospital Geral de Tailândia tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos por meio da Central de Regulação Municipal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99395-4813.