Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO “FESTAS SEGURAS”

Em Salinópolis, ações de segurança pública garantem Réveillon com tranquilidade

Com mais de 7 mil agentes atuando na Grande Belém e interior, as ações prosseguem até 6 de janeiro de 2025

Por André Macedo (SEGUP)
31/12/2024 15h35

A segunda fase da Operação “Festas Seguras” segue no último dia do ano com as forças de segurança promovendo ações de prevenção e fiscalização nos principais balneários do Estado. Nesta terça-feira (31) a operação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e com participação dos órgãos de segurança estaduais em parceria com órgãos municipais, tem atuado no trânsito, na ordem pública e ostensividade para garantir a virada de ano com normalidade aos paraenses. 

Com mais de 7 mil agentes de segurança atuando, a operação de final de ano teve início em dezembro na Região Metropolitana de Belém, e ainda com reforço nos municípios do interior, a fim de garantir maior tranquilidade a quem busca lazer nesta época do ano. As ações prosseguem até 6 de janeiro de 2025, previsão de retorno da população. 

Em Salinopólis, um dos principais destinos, o Sistema Estadual de Segurança Pública tem atuado principalmente no âmbito da “Tolerância Zero”, fiscalizando bares, estabelecimentos comerciais e festas; verificando documentação necessária para funcionamento, presença de menores, poluição sonora, dentre outros delitos. 

Ainda em Salinopólis, os órgãos de segurança cumprem a decisão judicial que proíbe o acesso e a permanência de veículos automotores com aparelhos sonoros (carretinhas) nas faixas de areia das praias. Os veículos identificados foram autuados pelo Detran e a força integrada orientou para saída da faixa de areia em cumprimento à decisão judicial. 

Coordenando as ações pela Segup, o tenente-coronel PM Celton de Jesus, reforçou o empenho dos órgãos em fiscalizar e autuar os infratores. 

"Neste Réveillon, a segurança de todos é nossa prioridade máxima. Para garantir uma festa tranquila e segura para todos, temos ações ostensivas em pontos, realizando patrulhamentos intensivos e monitoramento constante. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente festivo e tranquilo, onde todos possam celebrar a chegada do novo ano com paz e segurança", informou. 

Operação Festas Seguras - A operação ocorre em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública e na Região Metropolitana de Belém, garantindo segurança nos 144 municípios paraenses, reforçando ações em mais de 40 localidades com maior movimentação no final de ano, a exemplo de Salinópolis, Bragança, Marabá, Santarém (distrito de Alter do Chão), Marapanim, Belém (distritos de Mosqueiro e Outeiro) e Altamira.

A operação envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado - polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu), Centro Integrado de Operações (Ciop) e órgãos municipais de segurança, a exemplo das Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).