Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO INTEGRADO

No Pará, Polícia Civil reforça efetivo para as ações contra crimes e infrações no final de ano

Até o dia 2 de janeiro, mais 125 servidores atuam em delegacias e seccionais, da capital e do interior, intensificando o policiamento e atendendo com rapidez e eficiência às demandas da população

Por Governo do Pará (SECOM)
30/12/2024 13h37

Policiais civis nas ações realizadas nas praias mais frequentadas nesta época do anoA Polícia Civil do Pará (PCPA) reforçou o efetivo de policiais e servidores administrativos para garantir as ações de  segurança na semana que antecede o final de ano. Na Região Metropolitana de Belém (RMB), as unidades que funcionam em regime de plantão seguirão operando 24 horas, enquanto aquelas de expediente regular estarão fechadas nos pontos facultativos. O efetivo de reforço conta com 125 servidores e prossegue até quinta-feira (2 de janeiro).Agentes do Detran contribuem para manter a segurança nas estradas e vias urbanas

"O reforço de policiais civis durante o feriado de fim de ano é essencial para garantir a segurança da população. Nesse período, o aumento no fluxo de pessoas e eventos exige uma presença mais intensa das forças de segurança, tanto para prevenir crimes quanto para assegurar uma resposta rápida a qualquer incidente", informou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.

A segunda fase da Operação “Festas Seguras” também reforça as ações nos principais balneários do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A ação amplia o efetivo em municípios do interior, a fim de garantir maior tranquilidade a quem busca lazer nesta época do ano.

Funcionamento nas 24 horas - Na Região Metropolitana, a Delegacia de Benevides e as seccionais da Cidade Nova (em Ananindeua); de Marituba, e dos bairros de Belém - Marambaia, Sacramenta e São Brás, e distritos de Icoaraci e Mosqueiro - continuam funcionando 24 horas, assim como os municípios de Salinópolis, Bragança e Marapanim (no nordeste), Cametá (Baixo Tocantins); Muaná e Soure (no Marajó) e Barcarena (Região Metropolitana de Belém).

Além do atendimento nas delegacias, as ações serão realizadas em parceria com a Polícia Militar (PM) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), priorizando o cumprimento da Lei Seca e o combate à poluição sonora.

Antonio Carlos Pires destaca que integração é essencial“Nosso objetivo é proporcionar mais segurança à população, atuando de forma preventiva e repressiva. Estamos alinhados com o Detran para garantir o respeito às normas de trânsito e à ordem pública”, disse o delegado Acácio Neto, que integra o reforço na barreira do Detran, em Benevides.

Segundo o diretor de Polícia do Interior, delegado Hennison Jacob, o reforço é estratégico para atender à alta demanda típica deste período. “Estamos empregando todo o nosso efetivo para intensificar o policiamento e responder rapidamente às ocorrências, sempre em parceria com os demais órgãos de segurança pública”, destacou.

Moisés Alves: efetivo preparado para agir com rapidezDesafio - O servidor administrativo Moisés Alves, que integra o reforço na Delegacia de Salinópolis, ressaltou o empenho da equipe. “Trabalhar neste período é desafiador, mas estamos preparados para oferecer um atendimento ágil e eficiente à população”, disse.

O investigador Antônio Carlos, chefe de Operações da Delegacia-Geral Adjunta, destacou a importância da atuação integrada com outros órgãos. “A colaboração com os outras entidades tem sido essencial para coibir excessos e garantir a tranquilidade nas festividades. Estamos com ações nas praias e demais balneários”, afirmou.

As operações conjuntas também vão intensificar a fiscalização em áreas de maior concentração de público, para cumprimento das leis de trânsito, combate ao uso excessivo de álcool e ao som abusivo em veículos e estabelecimentos comerciais.

Texto: Talison Lima - Ascom/PC