Regional do Marajó registra quase 5.400 sessões de hemodiálise neste ano de 2024
Em Breves, unidade oferta assistência de média e alta complexidade
O serviço de hemodiálise oferecido pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, é um exemplo dos impactos positivos da descentralização dos atendimentos de saúde, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade se mostra essencial para a saúde dos pacientes renais crônicos da região. Neste ano de 2024, o setor de hemodiálise garantiu mais de 5.387 atendimentos, contribuindo diretamente para a melhora da qualidade de vida e para a estabilidade clínica dos usuários.
A enfermeira Joseane Corrêa, supervisora de Enfermagem no HRPM, destaca que não se trata apenas de um número. "Eles (os números) representam vidas transformadas e esperança renovada para quem depende desse tratamento. Cada sessão de hemodiálise é um passo a mais na jornada dos nossos pacientes em busca de qualidade de vida”.
Ela acrescenta que o acesso à saúde é um desafio, especialmente, para as famílias das comunidades ribeirinhas. “A administração do hospital tem trabalhado incansavelmente para garantir que todos tenham o tratamento necessário e que seja de excelência, sem que precisem se deslocar para outras cidades com longas distâncias”.
Humanização - Além da assistência de média e alta complexidade, os pacientes atendidos pelo Centro de Hemodiálise contaram, neste final de ano, com a realização do “Natal Solidário”, promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital. A iniciativa entregou cestas básicas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em Breves, o usuário Jaime Leão de Paiva, de 40 anos, que já faz tratamento e sessões de hemodiálise no Regional do Marajó, há três anos, e reconhece o valor do serviço. “O HRPM, para mim, é referência em saúde”, disse ele que também elogiou a iniciativa do Natal Solidário.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade oferta assistência de média e alta complexidade, na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.
Texto de Pedro Amorim