Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Em 2 anos, Policlínica Metropolitana faz mais de 1,3 milhão de atendimentos aos paraenses

Números, em Belém, referem-se a janeiro de 2023 a novembro de 2024

Por Ascom (Ascom)
30/12/2024 09h25

A aposentada Maria Benedita Santos, de 67 anos, não esperava que, em 2024, conseguiria realizar consultas e exames especializados. “Sinceramente, esse serviço me surpreendeu", disse ela, que, por apresentar problemas no estômago, foi encaminhada para um atendimento com um gastroenterologista, na Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém. Ao chegar na unidade, recebeu encaminhamento para ir a outros especialistas, como cardiologista e oftalmologista. Ela também fez uma série de exames laboratoriais e de imagens, tudo para mapear sua atual condição física.

“Não imaginava que iria, em uma unidade pública, ter acesso a consultas e exames, sem procurar esses atendimentos específicos. Foram os próprios médicos que indicaram. Estou muito feliz e só tenho que agradecer toda a atenção desse atendimento”, comemorou Benedita Santos.

Marca

Referência na oferta de diagnósticos precisos e de qualidade através de uma ampla gama de especialidades médicas, multiprofissionais e cirúrgicas, a Policlínica Metropolitana do Pará, em menos de 2 anos, chegou a resultados expressivos. De janeiro de 2023 a novembro de 2024, a unidade registrou mais de 1.3 milhão de serviços. Apenas em atendimento de diagnóstico, foram realizados 1.089,2 atendimentos, seguindo por 201.922 consultas médicas, e 24.143 não médicas e ainda, 1.954 pequenas cirurgias, totalizando 1.317.630 serviços aos paraenses.  

Entre as especialidades, a Poli mantém clínica médica, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, pneumologia, plástica, oftalmologia, otorrinolaringologia e outros. Conta com equipes multiprofissionais, equipamentos modernos, exames diagnósticos avançados e um atendimento humanizado, garantindo diagnósticos rápidos, tratamentos eficazes e melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

A secretária de Saúde Pública do Pará, Ivete Vaz Gadelha, garante que ao longo dos últimos 5 anos, a Policlínica Metropolitana é uma referência de unidade pública no Estado e no País.  “A unidade foi pensada estrategicamente pelo Governo do Estado para fluir às demandas de especialidades do SUS e para diagnosticar diversos tipos de doenças de forma assertiva. E, em 2024, ela alcançou a certificação ONA 1, o que é um marco para o Pará, sendo o primeiro serviço ambulatorial público do norte do Brasil a ter essa certificação nacional”, frisou a titular da pasta.

Perfil

Entregue pelo Governo do Estado em 13 de janeiro de 2020, a Poli Metropolitana conta com 52 consultórios e 10 salas de recepção, que têm capacidade para 350 pessoas em espera de atendimento, simultaneamente. Com mais de 2.500 m² de área construída e três pavimentos, a unidade ambulatorial oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, além de exames e diversos procedimentos ambulatoriais. É possível buscar assistência de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19 h.

A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA). Ao longo de sua trajetória, implantou dois programas oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa): o Pré-Operatório Rápido, com intuito de agilizar o tempo para realização dos exames pré-cirúrgicos e o Programa Triagem Pós-Covid, com objetivo de investigar as queixas clínicas de quem teve a Covid-19. Além disso, em 2022, a unidade passou a fazer os atendimentos ambulatoriais do Programa Casulo, voltado aos pacientes transexuais.

Acesso – Os agendamentos de consultas e exames são feitos através dos canais eletrônicos: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail:[email protected].

Texto de Roberta Paraense