Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FIM DE ANO TRANQUILO

Segunda fase da Operação ‘Festas Seguras’ inicia com reforço nos balneários mais procurados

Em municípios do interior, o Sistema de Segurança Pública mobiliza mais de 7 mil agentes e já intensifica a fiscalização nas vias de acesso e orlas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
28/12/2024 12h33

Forças de segurança atuam integradas para garantir a tranquilidade no final de anoMais de 7 mil agentes de segurança atuam na 2ª fase da Operação “Festas Seguras”, reforçando as ações nos principais balneários do Estado, a partir deste sábado (27). Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Operação amplia o efetivo em municípios do interior, a fim de garantir maior tranquilidade a quem busca lazer nesta época do ano. 

"A Operação 'Festas Seguras', deflagrada desde o início de dezembro, agora segue em sua segunda fase, tendo como principal objetivo resguardar a segurança da população que procura as principais cidades do Estado para aproveitar as festas de virada de ano, junto aos seus familiares e amigos, e ter um tempo de lazer. Para isso, temos equipes deslocadas para 40 localidades, a fim de reforçar o efetivo das unidades policiais e as ações ostensivas no período onde o fluxo de turistas é mais intenso, garantindo a segurança de todos, para que possam aproveitar a virada do ano de forma tranquila e com paz social. Vale destacar que as ações incluem o monitoramento das vias por meio de câmeras, rondas policiais ostensivas e preventivas nas principais estradas de acesso aos municípios e reforço nas unidades policiais, a fim de evitar ações criminosas", informou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.Abordagens a condutores de veículos nas estradas de acesso aos locais mais procurados

Abordagens - Até o dia 06 de janeiro de 2025, a “Operação Festas Seguras” continua com a fiscalização no âmbito das ações “Lei Seca" e "Tolerância Zero”, com abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, intensificadas em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais Disque Denúncia 181, pelo WhatsApp 91 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.

Os órgãos de segurança também vão cumprir decisão judicial em Salinópolis e no distrito de Marudá, pertencente a Marapanim, que proíbe o acesso e a permanência de veículos automotores com aparelhos sonoros (carretinhas) nas faixas de areia das praias de Salinas e na orla de Marudá.

A Operação, que ocorre em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública e na Região Metropolitana de Belém, visa garantir segurança nos 144 municípios paraenses, reforçando ações em mais de 40 localidades com maior movimentação no final de ano, a exemplo de Salinópolis, Bragança, Marabá, Santarém (distrito de Alter do Chão), Marapanim, Belém (distritos de Mosqueiro e Outeiro) e Altamira.

Integração - Em Salinópolis, na costa atlântica paraense, uma das localidades mais procuradas nesse período, na manhã deste sábado (27) as equipes de segurança integradas se reuniram para o alinhamento das ações preventivas e ostensivas. 

Conforme o planejamento, a Polícia Militar realiza rondas preventivas nas principais praias de Salinas. Equipes da Polícia Civil estão a postos, com reforço na Delegacia para o atendimento às ocorrências. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran), junto com a Polícia Militar, já iniciaram as fiscalizações nas rodovias PA–124 e PA-444, e nas praias do Atalaia e Farol Velho, assim como a orientação aos condutores de veículos para evitar acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar atua com a equipe de guarda-vidas na faixa de areia, atenta às necessidades dos banhistas. A Polícia Penal faz o monitoramento dos custodiados que seguem monitorados por determinação judicial.

Para garantir melhor fluidez e organização do tráfego de veículos e pessoas no Atalaia, bandeirolas foram colocadas nos principais acessos à praia e na extensão da faixa de areia, para sinalizar o tráfego e evitar acidentes.

Determinação judicial - Em virtude da decisão judicial da Vara Única da Comarca de Salinópolis, relacionada à proibição e permanência de veículos com sistema de som -  “carretinhas” - nas praias do Atalaia e Farol Velho, e na Ponta da Sofia, equipes integradas da Polícia Militar e do Detran fazem fiscalização 24 horas, além da montagem de barreiras e abordagens em veículos com "carretinha" na PA-444, para orientações quanto à determinação judicial.

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária, também realiza abordagens na barreira da PA-124, orientando veículos em deslocamento com "carretinhas" para a área urbana de Salinópolis. 

Em Marudá, equipes das polícias Militar e Civil, em parceria com órgãos de trânsito, também vão cumprir a recomendação do Ministério Público, a fim de evitar poluição sonora.

Parceria - A Operação envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado - polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu), Centro Integrado de Operações (Ciop) e órgãos municipais de segurança, a exemplo das Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).