Construção das novas Usinas da Paz de Santa Izabel e Benevides avançam na Região Metropolitana de Belém
Em breve, os novos complexos de cidadania do Governo do Estado vão reforçar o atendimento de moradores da RMB com mais de 70 serviços gratuitos
Os trabalhos de construção das novas Usinas da Paz dos municípios de Benevides e Santa Izabel do Pará seguem avançando e já se encaminham para a fase de finalização. Em breve, os novos complexos de cidadania do Governo do Estado vão reforçar o atendimento de moradores da Região Metropolitana de Belém com mais de 70 serviços gratuitos em áreas cruciais para a transformação social, como a saúde, educação, cidadania, esporte, cultura e lazer.
Em Santa Izabel do Pará, o percentual de execução da nova Usina da Paz já alcançou a marca de 85% dos serviços executados. Atualmente, as equipes de trabalho estão se concentrando na conclusão dos prédios que irão compor o equipamento.
A UsiPaz Santa Izabel foi a 18ª unidade a ser anunciada pelo Governo do Estado no Pará, em maio de 2023. O complexo está sendo construído em parceria com a empresa mineradora Vale, em uma área localizada no Vale do Porangaba. A nova unidade vai dispor de espaços para a emissão de documentos, cursos profissionalizantes, bibliotecas e salas de estudo equipadas, consultórios para atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, salas para orientação jurídica, além de ginásio poliesportivo, quadra de areia, parque infantil, piscina e muito mais.
Com uma estrutura moderna e funcional que já se tornou visível para a população, a obra já gera expectativa para os moradores da cidade, como afirma o programador Artur Silva. “Quando disseram que teríamos uma Usina da Paz eu desacreditei, mas, quando as obras começaram, a minha ficha caiu. Eu acho que essa é uma aquisição muito importante para o município. Um local com vários cursos e que poderá gerar muitos empregos. Nosso município também tende a crescer culturalmente, então fico muito contente com essa obra”, disse.
Benevides - Em Benevides, a nova UsiPaz está sendo erguida no distrito de Murinim, em um terreno localizado na Rodovia PA-404, KM-09. As obras, iniciadas em outubro de 2023, já contam com 82% dos serviços executados. As frentes de trabalho seguem concentradas na finalização da obra, com a execução de serviços como paisagismo, acabamento da fachada do prédio principal, pintura de paredes e outros.
Como nas demais Usinas, a UsiPaz Benevides também vai contar com espaços para a emissão de documentos, cursos profissionalizantes, bibliotecas e salas de estudo equipadas, consultórios para atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, salas para orientação jurídica, além de ginásio poliesportivo, espaço multicultural, oficina, quadra de areia, parque infantil, piscina e muito mais.
Mais Usinas - Atualmente, 28 novas Usinas da Paz estão em construção no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú e São Félix do Xingu, além de Icoaraci, distrito de Belém.
De acordo com a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a expectativa é de que, em breve, novas Usinas da Paz comecem a atender a população em diversas regiões do Estado.