Sespa terá equipes de pronto-atendimento durante as romarias do Círio
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já mobilizou médicos, enfermeiros e técnicos para garantir pronto-atendimento durante as principais romarias da festividade de Nazaré. O trabalho será feito pelo 1º Centro Regional de Saúde (CRS), em parceria com a Cruz Vermelha. A ação conjunta reunirá representantes de vários órgãos, para reforçar o trabalho. Mais de 15 mil voluntários já se inscreveram neste ano.
Serão sete postos na Trasladação, na noite de sábado (10), e nove no Círio, na manhã de domingo (11). A Sespa também apoiará o traslado para Ananindeua, na sexta-feira (9), e as romarias dos motociclistas e ciclistas, a Romaria da Juventude, o Círio das Crianças, a Procissão da Festa e o Recírio, além de estar presente durante todos os 15 dias da festividade, incluindo a noite dos fogos.
Na maior parte dos eventos, a Sespa atuará com equipe completa (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e pessoal de apoio), trabalhando em regime de revezamento nos principais postos de saúde montados ao longo do trajeto das romarias, sempre com três ambulâncias de sobreaviso. Outras seis ambulâncias serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, para garantir agilidade em caso de remoção. A Sespa também distribuirá folhetos informativos e manterá disponíveis medicamentos e material técnico para atendimento nos postos.
As equipes da secretaria estarão de prontidão nos seguintes pontos: Hospital da Cruz Vermelha, Casa do Trabalhador, Alfândega, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Companhia Docas do Pará (CDP), Centro Integrado de Governo (CIG), Hotel Princesa Louçã, sede do Paysandu, Praça Dom Pedro e Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). Também haverá equipes em frente à TV Liberal, Banco do Brasil, 1º CRS, Igreja Assembleia de Deus (Avenida Nazaré), curso Minds e ainda no Largo do Redondo.
Devido ao incêndio ocorrido no Pronto-Socorro Mário Pinotti, do Umarizal, o titular da Sespa, Vítor Mateus, solicitou ao Ministério da Saúde a instalação de um Hospital de Campanha para reforçar o atendimento durante a festividade. A estrutura será montada nesta terça-feira (6), em um dos galpões desocupados da CDP, ao lado da Estação das Docas. O atendimento no local será feito em parceria entre Sespa, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes encaminhados ao espaço terão atendimento de primeiros-socorros e, após uma triagem, encaminhados aos 19 hospitais já credenciados pela Sespa para casos mais complexos.