Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Obras da Usina da Paz de Tucuruí alcançam 70% de execução

O novo complexo de cidadania do Governo do Estado terá uma área construída com mais de 6 mil metros quadrados

Por Chrystian Machado (SEAC)
26/12/2024 16h22

A construção da Usina da Paz em Tucuruí, município do sudeste paraense, alcançou um marco significativo com mais de 70% das obras já concluídas. Localizada na Avenida 7 de Setembro, bairro Nova Matinha, o novo complexo de cidadania do Governo do Estado terá uma área construída com mais de 6 mil metros quadrados, garantindo conforto e qualidade no atendimento à população. 

A iniciativa faz parte do programa Territórios pela Paz (TerPaz), que busca promover a inclusão social, cidadania e redução da violência. Com uma estrutura planejada para atender diversas demandas comunitárias, a Usina da Paz de Tucuruí promete transformar a região com espaços para educação, formação profissional, esportes, lazer e assistência social. Além disso, haverá serviços de saúde, apoio jurídico e atividades culturais, promovendo o desenvolvimento integral da população. No total, serão mais de 70 tipos de serviços gratuitos.

Moradores da região aguardam ansiosamente a inauguração do complexo. Para AridhyAridhy Ribeiro, atleta Ribeiro, de 18 anos, residente do bairro Nova Matinha, a Usina representa esperança de um futuro melhor. “Eu estou ansioso pela chegada da Usina da Paz, principalmente para desfrutar de todos os serviços. Sou atleta de voleibol e espero desenvolver ainda mais o meu talento nos espaços de esporte deste local, já soube que vai ter até quadra de vôlei. Tudo isso aqui em frente de casa, vou ser o primeiro a chegar quando inaugurar”, disse.

Fase atual - Diogo Zazar, engenheiro responsável pela obra, destacou que o trabalho está em Diogo Zazar, engenheiroritmo acelerado. “As obras já ultrapassam 70% de execução e estamos com o prédio da usina em estado avançado. Agora, vamos iniciar a pintura do prédio da assistência, para em seguida concluir a parte elétrica e dar os ajustes finais nesses prédios”, afirmou.

Geração de emprego - As obras de construção da UsiPaz de Tucuruí estão gerando mais de 180 postos de trabalho, com mão de obra local e renda para a população. Jaime Oliveira Soares, de 48 anos, é um dos trabalhadores locais contratados para a obra. “Esta obra é muito importante para os trabalhadores daqui da região, eu e meus colegas estamos trabalhando no quintal de casa praticamente. Fico muito feliz em participar da construção dessa Usina, tanto que recentemente fui promovido de cargo. A minha expectativa é trazer minha família para desfrutar deste grande empreendimento”, contou.

A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, destacou o empenho do Governo do Estado em desenvolver obras e políticas públicas para a população. “Estamos trabalhando com empenho para garantir que a Usina da Paz seja um espaço de transformação social e desenvolvimento para toda a população de Tucuruí. Os avanços na construção demonstram o comprometimento do Governo em entregar mais um equipamento público que vai garantir o bem-estar da população”, ressaltou.

Usinas da Paz - Considerado o maior programa de cidadania do Brasil, as Usinas da Paz têm mudado a vida de milhões de paraenses e já garantiram mais de 6,8 milhões de atendimentos. Atualmente, 9 Usinas já estão em funcionamento, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Terra Firme, Jurunas/Condor, Cabanagem, Terra Firme, Guamá, Ananindeua e Marituba) e duas na região sudeste do Pará (Parauapebas e Canaã dos Carajás). 

Mais Usinas - 28 novas Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú e São Félix do Xingu, além de Icoaraci, distrito de Belém.