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Governo libera pistas do BRT Metropolitano e deixa tráfego de veículos mais rápido e seguro na BR-316

Neste fim de ano, o NGTM liberou as pistas dos 10,8 km sem desvios ou máquinas. Estado trabalha para finalizar outras etapas até o final do primeiro semestre de 2025

Por Thais Rezende (NGTM)
26/12/2024 14h39

Quem precisa entrar ou sair da capital paraense pela rodovia BR-316 já encontra o tráfego com melhor fluidez, sinalização vertical e horizontal novas, viagens mais rápidas e seguras no trecho dos primeiros 10,8 km que passam por obras de reestruturação para o funcionamento do BRT Metropolitano. Isso porque o Governo do Estado concluiu uma importante etapa do projeto: a liberação das seis faixas de asfalto sem desvios ou máquinas na pista, além das faixas expressas, que ficam livres para o trânsito de veículos pequenos enquanto as obras durarem.

“Mais uma etapa importante da nossa obra do BRT Metropolitano, estamos fazendo hoje a liberação das faixas de veículos, tanto a faixa que chamamos de flexível, que são as pistas de asfalto, quanto a do BRT, para que possamos avançar na melhoria da mobilidade, trazendo mais dinâmica e fluidez para o trânsito aqui no entorno da BR 316. Lembrando que são 10 km, lá do Entroncamento até Marituba, passando o nosso viaduto da Alça Viária que entregamos na véspera de Natal, fazendo com que haja uma melhora para a população”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística Adler Silveira, titular do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela execução da obra.
 
De acordo com o secretário, a BR-316 recebeu um sistema de drenagem antes da capa de asfalto, serviço que nunca havia sido feito. “Havia necessidade de corrigir alguns pontos de alagamento na BR, como no Canal Toras, onde foi feita uma obra de grande envergadura, com a inclusão de sete tubulações de grande porte para que o canal não avançasse mais com os alagamentos que existiam e, dessa forma, não haver retenção no tráfego. Outra área importante que a gente vem trabalhando é a área próximo ao chamado ‘Cangalha’, onde também havia uma retenção por conta dos alagamentos. Estamos trabalhando tanto com a questão de hidrojateamento, quanto com tubulação com dimensões maiores, garantindo assim que a BR não tenha mais esse processo de alagamento e consequentemente não tenha retenção do trânsito”, detalhou o secretário.

Essa liberação consiste na retirada de todas as máquinas que trabalharam 24 horas, recentemente, e dos desvios para execução dos serviços na pista. A previsão do Estado é que até o final do primeiro semestre de 2025 sejam concluídas as demais obras como terminais de passageiros, estações, passarelas e calçadas. Estas etapas já não interferirão diretamente no trânsito.

Trânsito - Com o fim dos desvios e das máquinas atuando nas pistas, melhora também o trânsito na rodovia. “Além da liberação das vias para melhorar a fluidez, a BR também está com sinalização vertical e horizontal para garantir mais segurança para quem vai deixar a cidade neste fim de ano. É importante que os condutores obedeçam a sinalização, principalmente quanto aos limites de velocidade permitidos na rodovia e evitem ultrapassagem perigosa”, orienta o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

“A entrega dessa primeira etapa é de fundamental importância para o Governo, para que a gente liberasse esse tráfego aqui na BR, um tráfego que já foi retido por muito tempo por conta das obras, mas que agora vai fazer a diferença na vida da população. Vai fazer a diferença já para as pessoas que vão se dirigir ao interior do Estado para passar as festas de final de ano, garantindo assim que a nossa população da região metropolitana tenha o menor tempo entre ida e vinda a Marituba, Santa Izabel, Benevides, Castanhal até a nossa capital”, ressalta o secretário Adler. 

A população aguardava por esta liberação e melhoria que a obra traria. “Já senti o trânsito melhor. Moro há 4 anos em Águas Lindas, ando de carro para ir e vir do trabalho, já peguei tráfego intenso, mas agora está melhor. Espero que melhore cada vez mais, vem a COP 30 e precisamos estar preparados”, disse a autônoma Ana Celeste Araújo. 

“Estou aqui há 7 anos, sentimos muito quando a obra começou e agora estamos vendo uma melhoria absurda. Tem lugares com quatro pistas e o fluxo está bem tranquilo. Antes demorava bem mais tempo para chegar em casa e hoje em dia diminuiu. E a expectativa para a loja é que melhore, o pessoal já fica despreocupado com o trânsito”, afirma o empresário Vinicius Weber, que tem uma loja de alimentos no km 7. 

Caminhoneiro de Irituia, Raimundo Nonato aprovou a liberação das faixas. “Quando entrei em Belém achei que estava excelente, já não tem mais desvio e máquinas. Se Deus quiser vai melhorar o nosso tempo, já que entrega tem horário de chegada, vai facilitar muito para a gente nas nossas entregas. Eu sou de Irituia mas todos os dias faço esse percurso”, afirmou Raimundo.  

BRT Metropolitano - O Sistema BRT vai operar com 40 ônibus elétricos, que serão utilizados exclusivamente no corredor expresso até São Brás, e 92 a diesel, que vão fazer rotas até o centro da cidade de Belém. Todos os veículos poluem menos que os atuais que rodam na capital e terão ar condicionado.

Os usuários do Sistema Integrado podem sair de seus bairros em linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, localizados na Rodovia BR-316, sendo um em Ananindeua (km 6,5) e outro em Marituba (km 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode passar para uma das 3 linhas troncais até o centro de Belém ou São Brás.

O projeto inclui a reestruturação da BR-316. São mais de 20 km de asfalto, 13 passarelas novas, estações de passageiros, ciclovia, calçada com arborização e sistema de drenagem. Nos terminais de Ananindeua e Marituba haverá uma Estação Cidadania, onde a população poderá ter acesso a diversos serviços.