Resgate de achado arqueológico em obra da Nova Doca é realizado por etapas
A proa do achado foi retirada no último dia 11, e o processo de remoção da segunda e penúltima parte, que aconteceria neste sábado, 21, foi adiado por questões técnicas
A embarcação metálica antiga, encontrada durante as obras da Nova Doca, na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, está sendo retirada por etapas, com o acompanhamento da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). A proa do achado foi retirada no último dia 11, e o processo de remoção da segunda e penúltima parte, que aconteceria neste sábado, 21, foi adiado por questões técnicas.
Diante dos alinhamentos com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aprovou os serviços na área, o achado arqueológico, com as devidas ações de restauro e conservação, serão levados para ser musealizado. De acordo com Tainá Arruda, arquiteta responsável pela restauração do achado, está sendo montado um laboratório no estacionamento de uma faculdade particular, localizada ao lado do Porto Futuro, que também envolve o levantamento da história da embarcação.
"Já foi feita a remoção da proa, que está aguardando as outras partes para o início do processo de restauro. Também está sendo feita a montagem de uma estrutura elevada que vai receber a embarcação. Assim que for feita a remoção por completo, poderemos fazer as análises laboratoriais, limpeza do material, o procedimento mais adequado de restauro e proteção para, em seguida, ficar em exposição", complementou a restauradora.
Além da arquiteta Tainá Arruda, a equipe responsável pelas etapas da escavação, remoção, restauração e musealização do achado é composta pelos arqueólogos Kelton Mendes e João Aires; pelo historiador e arqueólogo da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Paulo do Canto; e pela museóloga Doriene Trindade.
Legado da COP 30 – Com 45% de serviços executados, a obra da Nova Doca chegou aos oito módulos ao longo da Visconde de Souza Franco. O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.
O projeto da construção do parque linear envolve 1,2 quilômetros de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle de água de maré, a fim de evitar inundações.
Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.