Governo promove intervenção artística em viaduto da Alça Viária com a BR-316, em Marituba
Com a temática floresta na COP 30, a equipe do artista paraense Moisés Oliveira fez da lateral do viaduto um mural de arte por meio do grafite
O viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba, ganha cores e vida com o trabalho de grafite feito por artistas paraenses do próprio município. O equipamento público, que será entregue nesta terça-feira (24), está sendo transformado em um mural de arte, com desenhos e pinturas temáticas alusivas à COP 30, com representações da fauna e da flora amazônica.
O artista Moisés Oliveira, conhecido como Mpris Grafite, que atua há mais de 20 anos com a arte em Marituba, é o responsável, junto com sua equipe, pela construção do mural artístico no viaduto. Por meio do projeto Muros Livres Brasil, voltado a colorir o município, que promove educação e profissionalização a jovens locais, de forma gratuita, Moisés, autor da iniciativa, foi selecionado para desenvolver o trabalho.
“A COP 30 é o maior evento climático do mundo e com a vinda para Belém, decidimos trazer, por meio do grafite, a representação da cultura da nossa região, com os povos originários e o nosso bioma, com uma linguagem lúdica, para que, quando as pessoas chegarem aqui, possam se sentir acolhidas e entender um pouco da nossa Amazônia por meio das artes. Esse olhar do Governo do Estado para a cultura, para nós, enquanto artistas locais, traz oportunidades e garante o nosso acesso a muitas novas portas. Fico muito feliz em atuar nessa construção”, pontua Mpris.
A artista Clara Oliveira, filha de Mpris, também faz parte da equipe que atua na construção do mural. “Eu cresci vendo meu pai pintar e desenvolvi habilidades de desenho. O grafite pra mim é algo que, ao mesmo tempo que é muito trabalhoso, é lindo e traz resultados maravilhosos, sendo uma forma de valorizar a cultura e os artistas locais. Reforçamos que o grafite é arte, é um trabalho que precisa ganhar, cada vez mais, destaque”, pontua.
Viaduto - Construído pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), o viaduto da Alça Viária vai levar mais mobilidade à população, se integrando ao BRT Metropolitano para garantir melhor fluidez do tráfego e melhor qualidade de vida a moradores e todos que precisam chegar ou sair da capital. O viaduto possibilitará ao condutor que vier da Alça Viária seguir direto para Belém, sem necessitar fazer retorno; e possibilitará também que os condutores que estiverem vindo de Marituba possam acessá-lo para seguir para a Alça Viária sem fazer retorno, tornando o trajeto mais ágil.
O consultor de vendas José Oliveira, que transita, diariamente, pelas vias do entorno do viaduto, celebra a proximidade da data de entrega da obra e o cuidado artístico com o equipamento público. “Esse viaduto vai ser fundamental para desobstruir o trânsito, vai melhorar muito, principalmente, a fluidez do nosso deslocamento. A intervenção artística que está sendo feita valoriza ainda mais o viaduto, que traz artistas locais para mostrar as riquezas do nosso Estado, não dando lugar para pichações ou degradações, mas sim para a preservação e exaltação da nossa cultura”, finaliza.