Hospital Regional do Tapajós oferece prevenção e diagnóstico para ISTs
Ação alusiva à campanha nacional de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis deixou disponíveis 340 testes rápidos para Sífilis, HIV e hepatites, e realizou palestras
Aos 67 anos, Maria de Fátima fez, pela primeira vez, um teste rápido de saúde oferecido na programação do "Dezembro Vermelho", promovido pela Comissão de Humanização do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará. “Nunca tinha feito esse tipo de teste, e considero muito importante para monitorar a saúde. Aqui, no Hospital, é o lugar certo para cuidar da saúde”, disse a usuária.Além dos testes rápidos, os usuários receberam orientações dos profissionais do HRT
Raimundo Viana da Silva, 73 anos, soube da ação de forma inusitada. Ele esteve na unidade um dia antes para uma consulta, e ouviu atentamente as informações repassadas em uma das palestras. O conteúdo despertou seu interesse, e ele decidiu retornar para realizar os testes rápidos. "Fiquei familiarizado com as informações que obtive na palestra. Pela primeira vez, fiz esse tipo de teste. Considero a iniciativa excelente", afirmou.
Prevenção - A programação da campanha nacional Dezembro Vermelho no Hospital Regional do Tapajós incluiu palestras educativas sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, HIV e hepatites, oferecidos para usuários internos e externos, e profissionais da unidade.
Segundo a presidente da Comissão de Humanização, Ithayana Delina, a iniciativa nasceu da necessidade de conscientizar o público sobre a importância da prevenção. “Queremos informar e orientar as pessoas que passam pela unidade. A prevenção é o caminho para cuidar da saúde e evitar complicações futuras”, enfatizou.
Maria de Fátima garante que o HRT é o lugar certo para cuidar da saúdeO diretor-geral do HRT, Jefferson Barbosa, reforçou a relevância da iniciativa. "Foram oferecidos 340 testes rápidos este ano. Desde o ano passado, realizamos essa ação, que atende a uma grande necessidade de levar informação e facilitar o acesso ao diagnóstico", disse o gestor.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós dispõe de 153 leitos de internação, incluindo 81 clínicos e cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos, e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Texto: Sammya Ferreira - Ascom/HRT