Intervenção assistida por animais alegra pacientes no Hospital Metropolitano
Além de celebrar o Natal, o momento buscou tornar mais ameno o processo de tratamento dos internados e seus familiares
As crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), unidade que pertence à rede de saúde do Estado, vivenciaram um momento especial na manhã desta quinta-feira, 19. A visita dos cães do Clube dos Goldens, que realizam Intervenção Assistida por Animais (IAA) no Pará, compôs a agenda de celebração do Natal no hospital e garantiu aos pequenos e seus familiares descontração e acolhimento.
Vestidos com roupas que remetem ao período natalino, seis cães da raça golden retriever estiveram no HMUE, em Ananindeua, foram abraçados pelos pacientes e garantiram a diversão de todos.
Vinda de Curralinho, nordeste paraense, a sorridente Beatriz Amaral, de 6 anos, não esconde a felicidade de participar do encontro com os cachorros. “Tenho um coelho e estou com muita saudade dele. Agora, eu quero um cachorrinho desse. Eles são muito lindos”, disse.
Para a mãe da menina, Israeli Coutinho, 25, mais que entreter as crianças, a atividade promoveu um ambiente acolhedor para todos. “Achei incrível porque traz as crianças para esse lugar de brincadeira, mesmo que elas estejam enfrentando um período de tratamento para manter a saúde. A minha filha, por exemplo, faz tratamento há quase três anos após sofrer um acidente e agora está rindo e alegre aqui. Sou grata!”, diz.
Sthefany Victória, 18, moradora de Ananindeua, está internada após ser mordida por um cachorro. Ela conta que o acidente não a traumatizou porque ama estar com os animais. “Foi um acidente mesmo, entendo que ele não tem culpa, eu meio que invadi o espaço dele. Amo cachorros. Quando me disseram que eles estavam aqui, fiquei com muita vontade de descer para vê-los. Amei essa visita”, disse.
Humanização como linha de cuidado — A presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HMUE, Roberta Cardins, explica que a atividade marca um dos períodos do ano mais lúdicos para os internados.
“Muitas dessas crianças vão passar o Natal internadas para tratamento e essa oportunidade de receber a visita dos animais do Clube dos Goldens é um momento de verdadeira magia e alegria em meio ao contexto desafiador que elas enfrentam”, diz.
“A ação traz um pouco de luz e esperança, lembrando a elas que, mesmo em um ambiente hospitalar, o espírito de Natal pode ser vivido de maneira especial. Acreditamos que isso também coopera para o bem-estar emocional, oferecendo não apenas presentes, mas também a sensação de acolhimento e cuidado, essenciais para a recuperação”, completa Roberta.
Próximas ações de natal – O Hospital Metropolitano planeja diversas ações em alusão ao Natal, voltadas para pacientes, acompanhantes e também colaboradores.
Nesta sexta-feira, 20, a partir das 9h, um culto será ofertado. Já no dia 23 ocorrerá uma distribuição de presentes doados por funcionários.
Estrutura - Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.