Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Hospital de Clínicas leva encanto e alegria no Natal das Crianças

Papai Noel, música e presentes marcaram o Natal das crianças internadas na unidade hospitalar, em Belém

Por Lucila Pereira (HC)
19/12/2024 16h47

O espírito natalino tomou conta do Hospital das Clínicas (HC) nesta quinta-feira (19), com uma programação especial para as crianças em tratamento. A ação, repleta de emoção e solidariedade, aconteceu no auditório Dr. Ronaldo de Araújo, e trouxe a visita do Papai Noel, apresentações do coral infantil de uma escola particular e a tão esperada distribuição de brinquedos, arrecadados durante a campanha das cartinhas escritas pelas crianças da pediatria.

Logo pela manhã, o hospital foi transformado em um verdadeiro cenário de Natal, com decoração temática que encantou pacientes, familiares e colaboradores. Mas o momento mais aguardado foi a chegada do Papai Noel. Com o tradicional traje vermelho, ele percorreu os corredores do hospital, distribuindo sorrisos e abraços calorosos.

“Essa festa do Natal é uma festa tradicional nas famílias, mas aqui no Hospital de Clínicas, em especial, é uma festa que a gente tenta dar todo o encanto da magia do Natal, trazer para essas crianças o amor, a fraternidade, fazer com que elas ressignificam toda essa dor de uma hospitalização, do que elas estão passando aqui nesse período longe das famílias”, destacou a psicóloga da Clínica Pediátrica Paloma Vanetta.

Vanetta afirma que é gratificante ver a alegria das crianças. “Então, é uma alegria que transborda gratidão. É muito gratificante ver o brilho, o sorriso no rosto e a verdadeira magia do Natal aparecer, florescer de uma forma sublime”, complementou.

Além da visita especial do bom velhinho, o coral infantil deu um show de alegria, interpretando músicas natalinas que emocionaram todos os presentes. “Nosso objetivo é trazer um pouco de esperança e alegria para as crianças e suas famílias, mostrando que, mesmo nos momentos difíceis, elas não estão sozinhas. Nosso maior desejo é que as crianças voltem para suas casas, curadas”, pontuou Josélia Mansour, chefia médica da pediatria do HC.  

Os brinquedos distribuídos durante o evento foram fruto de doações de colaboradores, voluntários e parceiros do hospital.

Para a assistente social Geice Cordeiro, a festa de Natal das crianças é um momento não só de humanização, mas também de inclusão. “É uma festa que tem várias mãos e pensamentos positivos, para que as crianças possam sair daqui melhores”, falou Geice. 

“É um momento também significativo, porque esses pacientes têm o afastamento dos familiares e momentos como esses proporcionam o fortalecimento dos vínculos comunitários e é isso que eu acredito que faz toda a diferença aqui no HC”, complementou a profissional. 

Emoção - Aline Conceição, do município de Marabá, conta que está acompanhando a filha Júlia, de nove anos, que está há dois meses hospitalizada. A menina passou por uma cirurgia e aguarda alta. sobre a festa de Natal ela comenta que sentiu um misto de emoções. 

“Foi um momento maravilhoso, cheio de sentimentos. Estava emocionada pela recuperação da minha filha, que recebeu uma nova chance de vida, mais saudável. Esse momento foi especial, com a proximidade de irmos para casa e ver minha filha bem, esse foi o maior presente de Natal”, compartilhou, emocionada.

Aline conta que passou por momentos difíceis durante a internação da filha, mas que encontrou apoio da equipe multiprofissional e das mães de outros pacientes. “A temporada que passamos aqui no HC, a gente leva um pouco de todos, da equipe da pediatria, enfermeiros, médicos. Então, foi uma alegria poder confraternizar e ver as mães sorrindo, depois de tanto tempo difícil. Passei por momentos de estresse e até minha saúde ficou comprometida, com pressão alta e insônia devido à ansiedade. Mas hoje, o evento foi incrível. Não tenho palavras para descrever o quanto foi lindo, desde a decoração até o coral infantil. Foi um momento inesquecível, tanto para mim quanto para minha filha”, relembrou.

"Tenho 20 anos e sou mãe da Evelyn, que está internada há duas semanas aguardando uma cirurgia. Somos de Anajás. Hoje foi um dia muito especial, pois as crianças puderam receber a visita do Papai Noel e participar de uma semana de atividades aqui no hospital. Para mim, como mãe, esses momentos lúdicos são muito importantes, pois distraem as crianças durante a internação e aliviam um pouco a angústia. A Evelyn nunca tinha visto o Papai Noel antes, então foi a primeira vez que ela teve essa experiência. Ela adora o Natal, e foi uma alegria para nós. Muito obrigada!", agradeceu Nayanda Santos, mãe de Evelyn, de três anos.

Para as crianças, ficou a certeza de que a magia do Natal pode iluminar até os dias mais desafiadores e a mensagem de solidariedade e amor, tão característica do Natal, ficou ainda mais forte.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC