Natea dos Caetés celebra o aumento superior a 95% no atendimento de seus usuários do nordeste paraense
A unidade alcançou a expressiva marca de 71.292 atendimentos realizados entre janeiro e novembro deste ano
O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista(Natea) dos Caetés, localizado em Capanema, no nordeste do Pará, celebra o aumento superior a 95% no atendimento de seus usuários do nordeste paraense em comparação ao período de janeiro a novembro de 2024, em relação ao período do ano anterior.
A unidade alcançou a expressiva marca de 71.292 atendimentos realizados entre janeiro e novembro deste ano. Em 2023, foram realizados 36.269 atendimentos. O resultado reflete o empenho da equipe multiprofissional em oferecer um atendimento humanizado e especializado às pessoas com Transtorno doEspectro Autista (TEA). Além de impactar positivamente a vida dos usuários, o serviçotambém contribui para o fortalecimento das famílias e para o desenvolvimentosocial da região, consolidando o Natea como referência no cuidado à saúde pública.
Juliano Botero, diretor executivo do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), destacou a relevância do aumento significativo nos atendimentos realizados pelo Natea em 2024. “O expressivo aumento no número de atendimentos do Natea dos Caetés em 2024, com mais de 71 mil atendimentos , é um reflexo de muito trabalho que nossa equipe vem desenvolvendo ao longo do ano. Em 2023, ainda estávamos estruturando esse serviço tão essencial, e agora, com um crescimento superior a 95%, consolidamos o Natea como uma referência em inclusão e cuidado especializado na região dos Caetés, meus parabéns a toda equipe”.
A assistente social Gerlani Nascimento de Oliveira, que integra a equipe multiprofissional do Natea, ressaltou a relevância desse trabalho para a comunidade. “Os números refletem o compromisso diário da nossa equipe em promover inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e de suas famílias. É gratificante ver como o nosso trabalho contribui paratantas histórias de evolução, transformação e superação”, afirmou.
Aprovação - A conquista foi celebrada por usuários como Jamyly Cristina Teixeira Miranda, de 28 anos, mãe do pequeno João Guerreiro Teixeira Miranda, de 9 anos, moradores de Capanema. João realiza terapias no Natea há cerca de dois anos. Sua mãe não esconde a satisfação com a assistência que recebe."O que posso falar sobre esses números representam uma grande vitória para o nosso município e para toda a região dos Caetés. Só tenho a agradecer à equipe. Vejo muitas evoluções no João, principalmente no diálogo, que há dois anos era bem difícil", afirmou Jamyly.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado peloHospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH),em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC