Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas avança na implementação do projeto Realiza Pará

O projeto irá colaborar com a estratégia do estado para manter a floresta viva, garantindo benefícios para quem vive na Amazônia

Por Jamille Leão (SEMAS)
18/12/2024 17h59

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou uma oficina de implementação do Projeto Realiza Pará, apresentado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Semas, voltado a apoiar o controle do desmatamento e a promoção da sociobioeconomia no Estado, nesta quarta-feira, 19.

Conforme explicou a diretora de Planejamento Estratégico e Projetos Corporativo Brenda Hachem, o apoio e participação dos setores finalísticos é fundamental para o avanço e execução do projeto, apresentando bons resultados para a COP30. "Após negociações, ajustes e a formalização do acordo de cooperação técnica com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que é a executora dos recursos, chegamos à fase de implementação. Estamos convocando os setores finalísticos e técnicos que têm atividades previstas no projeto para atualizar e trabalhar no plano de aquisições", ressaltou. 

O projeto foi selecionado pelo banco KfW, com contrato assinado em 2023, para ser contemplado pelo Programa Fundo Floresta em Pé, que apoia estados da Amazônia brasileira em ações para reduzir desmatamento, degradação florestal, promoção da conservação, promoção da sociobioeconomia e o uso sustentável dos recursos florestais. 

Luis Piva, gerente da FAS e responsável pelo apoio técnico na apresentação do projeto, reforçou a parceria dos agentes envolvidos na execução e implementação do projeto: "chegamos ao final deste ano com muitas vitórias, cientes de que teremos novos desafios para superar juntos em 2025".

O apoio do banco alemão, com recursos previstos da ordem de 13 milhões de euros, executados pela FAS, reforçam o reconhecimento da constante redução do desmatamento, dos resultados do Plano de Bioeconomia e dos avanços nas iniciativas previstas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). 

O projeto irá colaborar com a estratégia do estado para manter a floresta viva, garantindo benefícios para quem vive na Amazônia.

A ação de cooperação financeira garantirá o desembolso dos recursos conforme o alcance dos resultados previstos nos KPI’s (Indicadores-Chave de Desempenho), que incluem regularização ambiental, avanços para a implementação da Lei da Biodiversidade no Pará e o fortalecimento da governança ambiental da Semas.