Pacientes renais e colaboradores integram coral natalino no Hospital Regional do Baixo Amazonas
A música faz parte do tratamento renal na unidade e após dias de ensaio, chegou a vez de colocar em prática e o resultado foi emocionante
“Quem poderá dizer o caminho certo É você, meu Pai”. Os versos da música "Jesus Cristo", do cantor Roberto Carlos, ganharam uma versão especial nesta quarta-feira (18). Pacientes renais e colaboradores do Centro Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, integraram um coral natalino.
A música faz parte do tratamento renal na unidade. Diversas atividades que possibilitam a integração entre colaboradores e pacientes são embaladas por ritmos que animam os corredores da unidade e quebram a intensa rotina de tratamento. Após dias de ensaio, chegou a vez de colocar em prática e o resultado foi emocionante.
Para Neidiane Costa, psicóloga que atua no CTRS, o coral representa um momento para confraternizar, agradecer pelo ano que passou, celebrar este momento tão especial que é o Natal e de fortalecer os vínculos estabelecidos no Hospital.
“Encerramos mais um ano e não poderíamos deixar de realizar uma programação em conjunto com os colaboradores, pacientes e acompanhantes. A gente convive quase que diariamente com esses pacientes, com quem estabelecemos vínculos afetivos, então é o momento de nos fortalecermos enquanto equipe, por ser um trabalho desafiador, e celebrarmos juntos com todos que compõem o CTRS”.
Marlison Pereira, 53 anos, está na hemodiálise há dois anos. O paciente destaca a importância deste momento em que todos estão concentrados no Natal que vem se aproximando e relembra os desafios enfrentados ao longo do tratamento em 2024.
“É uma satisfação participar de programações como esta e celebrarmos nossas conquistas. Fazemos uma reflexão do ano que cada um passou aqui em tratamento. Uns passaram dentro de uma normalidade, outros tiveram alguma dificuldade, incluindo internação. No geral, o HRBA oferece um tratamento que nos ampara de diversas maneiras para que a gente se sinta cada vez melhor”.
Terapia Renal Substitutiva - O Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna oferta tratamentos especializados de Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal, que hoje tem uma demanda de 220 pacientes.
De janeiro a novembro de 2024 foram realizados atendimentos médicos, de enfermagem, nutrição, psicologia e assistência social, ultrapassando a marca de 28 mil sessões de hemodiálise.
Serviço - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Estado do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde desde dezembro de 2022, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).