Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO E RENDA

Detran matricula no 'CNH Pai D'égua' beneficiários da Ilha de Cotijuba

Com a Carteira de Habilitação, condutores de motorrete poderão trabalhar regularizados, gerando renda para famílias locais e incentivando o turismo

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
18/12/2024 15h52

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou nesta quarta-feira (18) a matrícula dos beneficiários do Programa Social CNH Pai D'égua da Ilha de Cotijuba (pertencente a Belém). A ação ocorreu na sede do órgão, quando moradores da ilha validaram os documentos e a coleta biométrica, correspondente à etapa inicial de ingresso ao programa. 

O benefício é um compromisso firmado pelo govenador Helder Barbalho durante agenda de trabalho em Cotijuba, em atendimento a um pedido dos condutores de “motorrete” - veículo que circula na localidade. O edital do programa contempla a destinação de vagas mediante convênios com entidades e instituições. A matrícula dos beneficiados pela iniciativa do governo do Estado foi realizada na sede do Detran

A motorrete é uma motocicleta acoplada a uma carroceria, e tem capacidade para transportar até 10 pessoas. O veículo substitui as antigas charretes, que antes eram conduzidas por animais. A motorrete já é regulamentada, e se popularizou em Cotijuba para atender à demanda crescente de mobilidade na ilha. Além de ser mais sustentável, a atividade é responsável pelo sustento de centenas de famílias.

Representante da categoria, Lenny Chaves ressalta que a motorrete é o principal meio de transporte da ilhaRegularização - A representante da categoria de motorrete de Cotijuba, Lenny Chaves, informou que 100 moradores da ilha estão sendo beneficiados pelo "CNH Pai D'égua". “A habilitação é essencial, pois a motorrete é o principal meio de transporte da ilha, movimentando o turismo e beneficiando a população local. Poucas pessoas possuem CNH, e o Programa vai regularizar a atividade, garantindo segurança aos passageiros, motoristas e pedestres. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, enfatizou. 

Nesta fase, os participantes realizarão as etapas iniciais para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emissão do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). A partir de agora, os candidatos agendam os exames médico e psicotécnico, para iniciarem, posteriormente, as aulas obrigatórias em um Centro de Formação de Condutores.

Jonatas da Silva: CNH aumenta confiança dos passageirosSegurança para todos - De olho no aumento do turismo, especialmente em função da COP 30, os beneficiários esperam aliar geração de renda e segurança, para eles e os passageiros.

O condutor de motorrete Jonatas da Silva, 27 anos, que terá acesso à primeira CNH, disse que “a carteira é cara e faltam oportunidades e recursos para os moradores da ilha. Perdi minha mãe, e toda a responsabilidade de sustentar a família ficou comigo. Trabalho como motorista de motorrete e atendo turistas e moradores por toda a ilha. Conseguir a carteira vai trazer mais responsabilidade e passar confiança para os clientes, especialmente os visitantes. Além disso, estar habilitado e dentro do padrão exigido pelos órgãos competentes é muito positivo para nós, motoristas”.

Gilvânia Torres quer aproveitar o crescimento do turismoA estudante Gilvânia Torres, 25 anos, garantiu que o Projeto CNH Pai D'égua será importantíssimo para sua renda, pois está em busca de oportunidades. “Pretendo começar como motorista de motorrete assim que tiver a minha CNH em mãos, aproveitando o aumento do turismo. Essa será minha primeira fonte de renda formal, além de vendas informais. E estou animada com a oportunidade oferecida pelo projeto”, acrescentou.

CNH gratuita - Criado pelo governo do Estado para beneficiar pessoas de baixa renda, o "CNH Pai D´égua" garante a emissão totalmente gratuita de Carteira de Habilitação, com o objetivo de melhorar a renda dos beneficiários. Este ano, 60 mil pessoas estão sendo atendidas em todo o Estado.

“Nosso maior objetivo é fazer do 'CNH Pai D'égua' um instrumento de acesso ao mercado de trabalho e melhoria da renda familiar. Para nós, é gratificante atender à população de Cotijuba e contribuir para o desenvolvimento econômico da ilha”, ressaltou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho. (Colaboração de Anna Kelly Saraiva - Ascom/Detran).