Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas certifica 47 novos trainees nas áreas de referência da instituição

O HC reafirma o compromisso da instituição com a formação práticas de profissionais capacitados para atender às demandas do SUS e da sociedade, fortalecendo a missão de promover saúde, ensino e pesquisa com excelência e humanismo

Por Lucila Pereira (HC)
17/12/2024 17h58

A Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana (HC), em Belém, promoveu nesta terça-feira, 17, a entrega dos certificados do edital 002/2024 do Treinamento Profissional em Serviço. O evento reuniu profissionais, supervisores e representantes da instituição e celebrou o aprendizado, a experiência e o valor que cada participante desenvolveu ao longo do programa, reafirmando a missão da fundação de formar e capacitar profissionais para a área da saúde e educação.

Durante a cerimônia, a diretora da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Sônia Pinto, ressaltou a importância do treinamento como uma das metas estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS). "Esse processo do Treinamento Profissional em Serviço vem cumprir uma das metas mais importantes do SUS, a formação de profissionais habilitados para atender com qualidade a rede pública e também a assistência complementar. Muitos dos trainees que estão aqui hoje já foram absorvidos pelo mercado de trabalho, tanto na área pública quanto no setor privado. Cada vez mais, esse programa vem crescendo e se tornando mais robusto, com processos bem estruturados, avaliação constante e indicadores que fortalecem a formação e o aprendizado", detalhou.

Desde 2016, o programa, cuja finalidade é treinar profissionais já formados nas áreas de atuação do HC - sem qualquer tipo de vínculo empregatício - já capacitou quase 150 profissionais, oferecendo uma formação prática de excelência em áreas de alta complexidade, como cardiologia, nefrologia e saúde mental. Sônia Pinto também destacou o impacto desse trabalho ao longo dos anos.

A gerente assistencial do hospital, Renata Coutinho, também enfatizou a relevância do compartilhamento de conhecimentos durante o treinamento, que beneficia não apenas os profissionais, mas também toda a sociedade. "Compartilhar conhecimento é uma riqueza enorme. A missão do HC inclui ensino e pesquisa, além da assistência. E perceber que nossas equipes abraçaram essa causa de forma tão compromissada é gratificante! Aqui temos a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas, porque a bagagem de experiência e a troca que ocorrem no dia a dia do hospital são únicas", afirmou.

Os participantes do treinamento também compartilharam relatos emocionantes sobre a experiência. Para o trainee do programa de fisioterapia Patrick Adboral, o período foi transformador tanto profissional quanto pessoalmente. "O treinamento foi uma experiência única. Durante o programa, vivenciei intensamente o tripé do hospital – saúde, ensino e pesquisa com humanismo. Passei por diversos setores, participei de jornadas acadêmicas e publiquei trabalhos científicos. Tudo isso marcou minha trajetória profissional, e serei eternamente grato aos preceptores que contribuíram para minha formação", contou emocionado. 

Para a psicóloga Karita Costa, que também é servidora da instituição, porém fora da sua área de formação, participar do evento foi enriquecedor. "O que eu buscava aprimorar era a escuta terapêutica e o vínculo terapêutico, e posso dizer que consegui atingir esses objetivos. A troca de experiências foi singular e, por isso, só tenho a agradecer à Fundação pela oportunidade. Sou imensamente grata por tudo que pude aprender e vivenciar", falou. 

Pesquisa - A solenidade também contou com agradecimentos especiais aos supervisores do treinamento, considerados agentes fundamentais no processo de capacitação, além do lançamento do livro "Casos Clínicos na Amazônia: Perspectivas, Experiências em um Hospital de Referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria". 

A nutricionista Aldair Guterres, supervisora de estágio em Nutrição, conta que a iniciativa foi criada para oferecer aos trainees a chance de aprimorar suas habilidades práticas. "Esse conteúdo foi pensado justamente para dar oportunidade aos trainees de desenvolver a sua prática, porque ele não é nada mais além do que a prática clínica, da nutrição clínica do hospital em todos os setores por onde eles passaram. E essa obra foi assim, em tempo recorde, na maioria, a contribuição dos envolvidos na organização. O sucesso desse livro vai servir de modelo para outros, de ensinamento para saber como se forma um estudo clínico com propriedade, dos vários conteúdos das clínicas", afirmou. 

Maria Eduarda Ferreira, participante do programa, destacou a oportunidade de publicar o primeiro livro, fruto do aprendizado adquirido durante o treinamento.

"Como recém-graduada, senti falta de materiais com casos clínicos da Amazônia, que têm perfis diferenciados. Ter a oportunidade de lançar o primeiro livro da região é uma felicidade imensa. Espero que ele contribua para a formação de outros trainees, estudantes e residentes", falou

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)