Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTO DE CARINHO

Entrega de presentes proporciona alegria e esperança a pacientes do Hospital Oncológico Infantil

Os presentes foram enviados pelo governador Helder Barbalho e pela primeira-dama, Daniela Barbalho, e entregues pelo Papai Noel

Por Leila Cruz (HOIOL)
17/12/2024 17h48

A felicidade estampada no rosto de Luiz Miguel após receber o presente entregue pelo Papai NoelA magia do Natal tomou conta das crianças internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, na tradicional entrega de brinquedos enviados pelo governador Helder Barbalho e pela primeira-dama, Daniela Barbalho, nesta terça-feira (17). Em um gesto de carinho e solidariedade, os presentes foram entregues aos pacientes pelo Papai Noel, proporcionando momentos de alegria e esperança a quem vivencia o enfrentamento ao câncer.

A assessoria da primeira-dama passou pelas enfermarias, cumprimentando as famílias e distribuindo presentes. A ação de apoio social do governo do Estado tem o objetivo de promover momentos de alegria e acolhimento a quem enfrenta as adversidades de um tratamento para recuperar a saúde. “O momento já faz parte da programação natalina do Hospital, e é recebido como um abraço de conforto e consolo por essas famílias que estão vivenciando um processo tão doloroso de adoecimento”, afirmou a coordenadora de Humanização, Natacha Cardoso.Equipe da primeira-dama, Daniela Barbalho, levou os presentes ao Hospital Oncológico

Ela ressaltou ainda o quanto é desafiador para os pacientes e familiares a hospitalização. “Esse momento de entrega é uma forma de trazer um pouco de leveza para esses corações, principalmente nesta época do ano em que as pessoas ficam mais sensíveis e desejam estar no aconchego do lar, celebrando em família. Mas ações como essa nos ajudam a lembrar que, mesmo nos momentos difíceis, a solidariedade e o amor ao próximo fazem toda a diferença”, disse a coordenadora.

Cleane Pereira, filho Severino Lima Neto e o Papai Noel: alegria pelo Natal e aniversárioNatal mais especial - Cleane Pereira, 32 anos, acompanha o filho, Severino Lima Neto, 13 anos, e aprova todas as  iniciativas que descontraem o ambiente hospitalar. Mãe e filho são oriundos do município de Anapu, no oeste do Pará, e estão longe de casa desde outubro deste ano. Nesse período, o menino passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e hoje já está na enfermaria. “As lembranças tornam o Natal mais especial para nós; trazem ânimo. A visita também já vale pela passagem do aniversário dele, que completará 14 anos depois de amanhã”, contou a mãe do paciente.

As crianças, mesmo em meio a tratamentos e desafios diários, externaram a felicidade ao receber os presentes. O menino Luiz Miguel, 8 anos, em tratamento contra leucemia, disse que gostou “bastante. Não sabia que a gente ganhava muitos presentes no hospital. É muito legal”.

"A entrega de presentes reforça o compromisso com a humanização do atendimento, reconhecendo a importância de tratar as crianças com dignidade, empatia e carinho. Cada gesto de apoio, seja uma palavra amiga, um sorriso ou um presente, tem um valor imensurável, que vai além do tratamento médico, alcançando o emocional e o psicológico, essenciais para o processo de recuperação", frisou a diretora-geral do Hospital Oncológico Infantil, Sara Castro.

Festa de Natal dos alunos da Classe Hospitalar, com a participação do cão ChicoProgramação - A ação natalina é uma das muitas realizadas no Hospital Oncológico Infantil, referência no tratamento do câncer infantojuvenil na Amazônia. Um dos principais compromissos da instituição é promover assistência com qualidade, humanização e acolhimento para crianças e adolescentes, e seus familiares. Por isso, durante todo o mês de dezembro são realizadas ações visando ao bem-estar dos pacientes.

Também houve o encerramento do ano letivo da Classe Hospitalar Professor Roberto França, com mais de 50 alunos matriculados, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os alunos ganharam hoje os presentes do Projeto “Um sonho de Natal" e receberam a visita do Papai Noel e do cão terapeuta Chico, treinado pelo tutor para visitar instituições.

“O Natal é um momento único. Sempre reforço que é uma época em que não podemos deixar de trazer um pouco daquilo que essas crianças poderiam estar vivenciando se tivessem em família. Apoiados pela nossa diretoria, buscamos fortalecer os princípios que a Política Nacional de Humanização norteia, que é ofertar acolhimento e proporcionar bem-estar para os nossos pacientes. Embora essas ações pareçam simples, possuem, sim, um significado e uma importância muito grande dentro dos direitos e deveres dos usuários do Sistema Único de Saúde”, acrescentou Natacha Cardoso.

Hudson Pereira comemora a cura do câncer e a volta para casaCelebração pela vida - O sino ecoou mais uma vez pelos corredores do Hospital, desta vez anunciando a cura de Hudson Pereira, 16 anos. Foram oito anos em tratamento até vencer a leucemia linfoide aguda (LLA). Para ele, que perdeu momentos importantes da infância devido ao tratamento, receber a notícia da cura foi o melhor presente de Natal.

“A sensação é de muita felicidade. Esperei muito tempo por esse momento. Parei de estudar, só vivia em casa, e saía de lá para vir ao Hospital. Não foi fácil. Agora, pretendo retomar meus estudos de onde parei e me tornar um programador de software. Quero vivenciar tudo aquilo que perdi; tudo que a doença tirou de mim”, disse Hudson.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte do Brasil no diagnóstico e tratamento especializado de câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos. A unidade do Governo do Pará é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.