Novo hospital de São Domingos do Araguaia chega à fase de 50% dos serviços executados
O equipamento público vai beneficiar cerca de 85 mil pessoas dos municípios de São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Piçarra
Fruto de uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a obra de construção do novo hospital de São Domingos do Araguaia, localizada na Região de Integração Carajás, alcança a marca de cerca de 50% da obra executada. O novo equipamento público vai para a etapa de instalações elétricas, forro, colocação de piso e pintura. Já foi realizado todo levantamento e cobertura dos blocos e reboco. A entrega do novo hospital está prevista para dezembro de 2025 e representa um investimento de R$ 12.475.545.
De acordo com Elizama Lima, engenheira da prefeitura de São Domingos do Araguaia, o hospital é composto por cinco blocos: administrativo, enfermaria, urgência e emergência, pediátrico e pós-cirúrgico.
Estrutura- O bloco de urgência e emergência é destinado para atendimentos imediatos, contendo sala vermelha e leitos de observação, bloco de diagnóstico com salas de raios-X e mamografias. Já o bloco cirúrgico contará com duas salas de cirurgias, que serão preparadas para atender as demandas tanto de partos, quanto de cirurgias de emergência e eletivas na região.
O bloco de internação contará com 21 leitos - masculino, feminino, pediátrico, obstétrico e pós-cirúrgico. O novo hospital ainda terá um bloco de serviço para dar suporte às atividades do hospital, como laboratório de bioquímica, centro de esterilização e desinfecção e centro de lavagem e conserto de roupas. A área construída da casa de saúde é de mais de 2.500 m² e mais de nove mil metros de área total. A obra gera atualmente em torno de 150 empregos diretos e indiretos fazendo movimentar a economia local, gerando renda para a comunidade e postos de trabalho.
Descentralização- O Hospital deve atender cerca de 85 mil pessoas advindas dos municípios de São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, São Geraldo do Araguaia e Piçarra. Os municípios fazem parte do da região do “Bico do Papagaio”- Região de Integração Carajás.
Para a prefeita de São Domingos do Araguaia, Elizane Soares, a construção do novo hospital em parceria com o Governo do Estado representa “uma mega estrutura” de grande importância não apenas para São Domingos do Araguaia, mas para nossa região. “O hospital vai dar condições de atender os procedimentos que hoje não conseguimos fazer no Hospital Municipal, devido à falta de estrutura. São Domingos está bem localizado e em seu entorno há vários municípios. A estrutura dará para atender toda a população e o melhor de tudo isso é que não vamos mais precisar do atendimento do Hospital Regional de Marabá. Vamos receber pacientes dos municípios vizinhos desafogando também a demanda de Marabá. Agradecemos ao nosso governador Helder Barbalho pelo olhar sensível à nossa região e grandes investimentos”, conta a gestora do município de São Domingos do Araguaia.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, celebra o investimento na saúde do município. “A construção desse novo hospital representa um grande ganho para toda população de São Domingos e cidades vizinhas, porque gera empregos e vai salvar vidas, trazendo mais comodidade para a população. Representa, além disso, uma grande economia para o TFD (Transporte Fora do Domicílio) local e diminuição no tempo resposta do pronto atendimento. O Governo do Estado tem a saúde como prioridade em toda nossa região”, explica o secretário regional.