Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro de Inclusão leva alegria a idosos em abrigo estadual

Iniciativa do CIIR promoveu arte, cultura e integração social com repertório de brega no Abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel

Por Ascom (Ascom)
16/12/2024 14h59

No último fim de semana, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio da Oficina de Música e da equipe de Recreação, realizou mais uma edição do projeto "Vô com Arte". A iniciativa leva alegria, acolhimento, bem-estar e entretenimento aos idosos acolhidos no abrigo estadual "Nosso Lar Socorro Gabriel", localizado no bairro Maracangalha, em Belém. Em meio a ação de assistência humanizada promovida pelo Centro, os idosos participaram de uma apresentação musical com repertório de Brega, gênero que é um elemento marcante da identidade cultural do estado.

O projeto proporcionou atividades lúdicas aos residentes, como jogos de dominó e contação de histórias, para oferecer momentos de descontração por meio de atividades diversas, incluindo práticas físicas, recreativas e de socialização. As atividades ajudam a recuperar a autoestima dos idosos, promovendo um convívio com maior integração. Além disso, contribuem para reduzir os efeitos negativos da depressão senil e do processo de institucionalização, conforme explica o professor Messias França, responsável pela Oficina de Música do CIIR.

"No livro Música e Filosofia, a escritora Lia Tomás aborda o Ethos [conjunto de costumes, hábitos e valores que refletem o comportamento e a cultura de uma coletividade, caracterizando uma época, região ou grupo social] que cada modo musical desperta e como ele se manifesta de forma única em cada pessoa. Durante a apresentação, foi emocionante ver esse Ethos se revelar, seja naqueles que apenas ouviam, nos que dançavam ou nos que cantavam. Cada música do repertório trouxe emoções marcantes e memórias especiais, como o momento em que uma senhora com Alzheimer lembrou que era dançarina na juventude. Esses momentos são verdadeiramente mágicos e reforçam para nossos alunos que, mesmo com suas limitações, eles têm a capacidade de impactar e enriquecer a vida de outras pessoas", destacou o profissional do CIIR. 

Para Lyzandra Barros, assistente Social do abrigo, a parceria com o CIIR é essencial devido ao impacto positivo no resgate cultural dos idosos. "Essas atividades valorizam a nossa cultura e recuperam a memória musical dos idosos. Além disso, promovem interação social com os profissionais do CIIR, que trazem alegria e diversos benefícios para a saúde dos participantes, como bem-estar mental, enriquecimento cultural e apoio emocional. Tudo isso contribui significativamente para o processo de desenvolvimento deles", ressaltou Lyzandra.

Aprovação – Atividades recreativas no espaço promovem o bem-estar social ao oferecer oportunidades de interação, descontração e integração entre os participantes. Durante a programação, os profissionais do CIIR proporcionaram aos idosos momentos agradáveis, favorecendo a criação de vínculos sociais e a participação em um ambiente acolhedor e estimulante, com atividades como partidas de dominó e contação de histórias. Raimundo Coutinho, 80 anos, aprovou a escolha do repertório musical, ensaiado pelos alunos da Oficina de Música do CIIR.

"A música tem um poder incrível de nos tocar, de nos fazer sentir vivos, e hoje foi uma linda oportunidade de reviver essa sensação. Fiquei muito feliz com a escolha do ritmo, pois foi algo que me fez lembrar momentos especiais da minha vida. Eu amo música", expressou o idoso, assistido pelo abrigo há 20 anos.

Ritmo – O Brega é patrimônio cultural e imaterial do Pará, sancionado em setembro de 2021 pelo governador do Estado, Helder Barbalho. A apresentação do ritmo musical contou com a participação de seis alunos da Oficina de Música do CIIR, entre eles Ryan Sanches, 21 anos, usuário do Centro de Inclusão diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que compartilhou sua primeira experiência com idosos em um abrigo na capital paraense.

"Passamos por um intenso preparo para nos apresentarmos aqui, com muitos ensaios até alcançarmos o nível de apresentação que fizemos hoje. Isso nos deu confiança suficiente no palco e conseguimos dar o nosso melhor. Foi maravilhoso ver essas pessoas dançando e se divertindo tanto. A gente sente a alegria delas e consegue transmiti-la também. Quando tocamos as músicas do brega, foi incrível ver como eles se animaram, dançaram na nossa frente. Foi uma experiência muito gratificante", destacou Ryan, acompanhado da mãe, Iracema Bezerra, 56 anos, que também faz parte da oficina.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.


Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR