Pronto-Socorro estadual 'Roberto Macedo' promove 1ª campanha de doação de sangue
Iniciativa em parceria com a Fundação Hemopa vai ser na quinta-feira (19)
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), na avenida Augusto Montenegro, realiza na próxima quinta-feira (19), das 8h30 às 16h, a 1ª Campanha Interna de Doação de Sangue da unidade de saúde. A ação tem o tema "O que nos une é a solidariedade. Seja um herói na vida de alguém", e é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização e Comitê Transfusional do Pronto-Socorro, em parceria com a Fundação Hemopa.
O evento envolverá colaboradores, familiares e voluntários do entorno do PSRM, que poderão comparecer ao estacionamento do hospital para fazer a sua doação na Unidade Móvel do Hemopa. A iniciativa tem o intuito de contribuir com a manutenção do estoque de sangue do órgão, garantindo, dessa forma, atendimento transfusional satisfatório da rede hospitalar do Estado.
Além de contribuir com a manutenção do estoque de sangue do Hemopa, o PSRM busca conscientizar sobre a importância da doação voluntária de sangue, especialmente, para hospitais que atendem em caráter de urgência e emergência, caso do PSRM.
O Pronto-Socorro necessita dos hemocomponentes para garantir a manutenção da vida de pacientes submetidos às cirurgias e, também para assegurar outras demandas de saúde na unidade. A campanha interna para cadastrar colaboradores e familiares foi iniciada há cerca de dois meses e conseguiu cadastrar 163 doadores.
O Pronto-Socorro Dr. Roberto (PSRM) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Requisitos básicos para doar sangue:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
Pesar no mínimo 50kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Texto de Joelza Silva