Responsável por exames de alcoolemia em todo o Estado, Laboratório da Polícia Científica atinge conceito máximo
É o terceiro ano consecutivo que o laboratório obtém 100% de aproveitamento nos ensaios. Governo investe com equipamentos modernos e novas tecnologias
O Laboratório de Toxicologia Forense, da Polícia Científica do Pará (PCEPA), localizado na sede em Belém, obteve 100% de aproveitamento no Ensaio de Proficiência de Alcoolemia. Este é um projeto organizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública, que avalia laboratórios de toxicologia forense das polícias científicas que realizam exame de alcoolemia em todo o Brasil.
É o terceiro ano consecutivo que o laboratório obtém nota máxima, tendo participado desde 2021. O projeto do ensaio envolve o recebimento de amostras reais com concentração de etanol indeterminada para a medição. Os peritos criminais do laboratório realizaram as análises através de métodos científicos e equipamentos modernos, onde tiveram que identificar e quantificar o etanol no sangue.
Neste ano, porém, os resultados foram melhores em alguns quesitos, como diz a perita criminal e gerente de Instrumental, Carla Carvalho. “Devido ao investimento do órgão em um novo equipamento para o setor, o Sistema de Cromatografia com detector FID, que trouxe mais confiabilidade, além de mais celeridade para entregar os resultados para a população. Os testes foram mais precisos”.
“Este ensaio é importante pois atesta que o nosso laboratório tem competência técnica e credibilidade dos resultados, que está preparado, que segue as diretrizes técnicas para os exames de alcoolemia da Sociedade Brasileira de Toxicologia”, explicou a perita.
Todos os anos são realizadas rodadas de ensaios de proficiência na área forense, incluindo a alcoolemia. Este programa está previsto para se estender por quatro anos, visando o aprimoramento contínuo das capacidades destes laboratórios.
O Laboratório de Toxicologia da PCEPA é responsável por fazer os exames de alcoolemia em todo o Estado do Pará, realizando em torno de 4 mil exames por ano.
Texto: Amanda Monteiro/Ascom PCEPA