Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Galileu se aproxima de 190 mil serviços entre janeiro de 2023 a outubro de 2024

Referência em trauma ortopédico, unidade conta com atendimentos urológicos, nefrológicos e vascular e uma equipe multiprofissional 

Por Ascom (Ascom)
13/12/2024 10h18

Com 15 especialidades médicas e não médicas, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Região Metropolitana de Belém (RMB), chegou à marca de 188.810 atendimentos em quase dois anos. Os dados registram os serviços ofertados entre janeiro de 2023 a outubro de 2024. A unidade agrega especialistas em ortopedia, reconstrução e alongamento ósseo, urologia, nefrologia, cirurgia vascular, cirurgia torácica, anestesiologia, cirurgia plástica, além de atendimentos odontológicos, nutricionais, psicológicos e, ainda, a terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia.

Projetado para atendimentos regulados pela rede estadual de saúde, o HPEG atua como retaguarda para pacientes que necessitam de tratamento especializado em traumatologia, sobretudo, com a maior incidência de acidentes de trânsito, contabilizando cerca de 80% dos casos. O serviço abrange além de serviços médicos, uma equipe multiprofissional que atua no acompanhamento da internação desde a entrada até a alta hospitalar.

O Hospital do Governo do Estado é totalmente público, gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia-ISSAA, com a parceria da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). "Quando se fala em trauma-ortopédico no Pará, imediatamente, uma das referências do Governo é o HPEG. A unidade está constantemente se renovando e tem alcançado números expressivos para a saúde pública em serviços especializados. Em quase 2 anos, atingir a marca de quase 190 mil serviços, demonstra o compromisso com a população atendida pelo SUS", destacou Ivete Vaz Gadelha, secretária de Estado de Saúde Pública.  

Atendimentos

Aos 25 anos, o motoboy Moises Duarte Júnior, teve sua vida totalmente alterada depois de sofrer um acidente de motocicleta. Ele precisou passar por um tratamento de saúde, após uma grave lesão na perna. Em setembro, ele teve de voltar ao HPEG, para um procedimento de retirada dos parafusos de fixação do membro. O autônomo destacou a importância do atendimento de qualidade humanizado que recebeu na unidade.  “Durante a internação passei por momentos difíceis, mas a atenção recebida foi reconfortante, trouxe paz a esperança”, parabenizou.

Quem também teve de passar por uma cirurgia na unidade em maio de 2024, foi Antônio Floreliza. Aos 44 anos, ele sofreu um acidente de trânsito envolvendo moto e carro. Imediatamente, ele foi socorrido e levado para um hospital de urgência e emergência, mas deu continuidade ao seu tratamento no HPEG. “Coloquei os pinos na perna, e fui encaminhado para o Galileu. Fiquei internado para os cuidados pré-cirúrgicos e fiz outra cirurgia. Atendimento de qualidade. Muito bom”, disse o autônomo.

Serviços

Entre as especialidades cirúrgicas, a unidade conta com urologia, vascular, cirurgias reparadoras, programa de cirurgia de traquéia, além de ortopedia e alongamento ósseo.

O Programa de Cirurgia de Traquéia, por exemplo, oferta procedimentos que recuperam a qualidade de vida de quem, por alguma intercorrência na traqueia, enfrenta problemas de falta de ar, cansaço excessivo, fraqueza muscular, dificuldades na fala e na deglutição de alimentos.

Especializado 

Os pacientes atendidos na unidade podem contar com um tratamento especializado, o qual dialoga com diferentes áreas de atuação da saúde para tratar o paciente. Essa visão holística tem abordado uma perspectiva que considera toda a complexidade do usuário, tornando, assim, a reabilitação mais rápida e assertiva.

O HPEG conta com uma equipe multidisciplinar composta por Assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, odontologista, nutricionistas, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais que compõem a linha de cuidados ortopédicos na unidade.

Para o diretor executivo do Hospital Galileu, Alexandre Reis, os números significativos são resultado de um trabalho desempenhado por muitas mãos, envolvendo a equipe médica e a equipe multiprofissional, além dos trabalhos desempenhados pela Humanização da unidade.

“Ao longo dos últimos anos, o ISSAA, junto ao Governo do Estado, vem trabalhando com grande afinco para levar aos paraenses uma assistência de qualidade e um atendimento holístico, ao qual, trata de forma integral dos pacientes, para reabilitá-lo e devolvê-lo para sociedade com a saúde restaurada. E o resultado deste trabalho é que de 2023 a outubro deste ano, alcançamos quase 190 mil serviços”, frisou o gestor.

Especialidade - O HPEG é gerenciado pelo Instituto Social de Saúde e Ambiental da Amazônia – ISSAA. Referência em trauma ortopédico do Governo do Pará, a unidade mantém 104 leitos de internação e realiza na especialidade de ortopedia, cirurgias de fraturas de baixa e média complexidade, exceto fraturas de fêmur, quadril, coluna e próteses.

Também, o Galileu trabalha com procedimentos de fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, osteomielite crônica e aguda e cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata. 

Texto de Roberta Paraense