Avanços nas políticas ambientais nos municípios paraenses ganham destaque no Fórum Paraense de Mudanças Climáticas
Em parceria com a Semas, os municípios tem apresentado significativos avanços em suas gestões ambientais
Atuação conjunta na aplicação e fortalecimento das políticas ambientais entre o governo do Pará e os municípios foi debatido durante o 1° dia do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC), evento que reúne órgãos do poder público municipal, estadual e federal, instituições privadas e entidades do terceiro setor. Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), um dos pontos de destaque foi o avanço na questão ambiental nos municípios paraenses.
O painel “Experiências Municipais: Políticas relacionadas a mudanças climáticas - avanços e desafio” contou com a mediação de Edivan Carvalho, coordenador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), bem como, com o secretário municipal de meio ambiente de Abaetetuba, Raphael Sereni; a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba, Renata Pamplona; e por Sérgio Brazão, coordenador do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém.
“Na oportunidade de participação no Fórum Paraense de Mudanças Climáticas e Adaptação, pudemos apresentar todos os avanços que Abaetetuba vem tendo, focado nessa questão, principalmente relacionado à produção do nosso inventário climático, e também ao nosso plano local de ação climática. Também temos diversas ações voltadas para as unidades de conservação, tanto para regularização delas com os seus inventários, como a própria questão legal, legislação. Contamos com o suporte Semas, realizando capacitações, diversas formações ao longo desses anos. Passamos por diversas capacitações e fortalecimento da gestão ambiental no município graças a essa parceria, e que vem fortalecendo e dando bons frutos e resultados para o nosso município”, destacou o secretário de meio ambiente de Abaetetuba.
Em sua apresentação, Sérgio Brasão aproveitou para expor a importância do recém lançado Plano de Ação Climática de Belém, desenvolvido pela Prefeitura de Belém e pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), casando com os objetivos principais para a promoção do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática.
Comitê FPMAC - Como parte da programação do fórum, foi realizada reunião do Comitê Executivo do Fórum Paraense de Mudança e Adaptação Climática, presidida pelo presidente da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará, Ronaldo Amanayé.
José Ivanildo, representante do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS/PA), destacou a importância da sociedade participar de espaços com amplo debate acerca do futuro ambiental, como o FPMAC. “Participar do FPMAC é um dever da sociedade. Acho que é um espaço colegiado de formulação de políticas públicas. Acho que o Fórum cumpriu o seu papel, que nasce da sociedade, de uma mobilização, para que o Estado absorva com política pública essa coparticipação. Então, a gente sabe do desafio que é e do sentimento que nós temos pelo Fórum, e agora ele poderá dar mais poder para a sociedade na proposição, na formulação, na igualdade com o Estado e pensar políticas públicas para essa questão da adaptação e da interferência dos humanos no planeta, respeitando e adaptando a essas questões de mudanças climáticas”, afirma.
Serviço - O FPMAC segue nesta sexta-feira, 13 de dezembro, no Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Semas, na Travessa Lomas Valentinas nº 2.100, no bairro do Marco, em Belém, de 9h às 17h. Inscrições gratuitas no local do evento.
Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas