Obras da Usina da Paz de Abaetetuba estão em fase de finalização
Complexo vai oferecer 70 serviços gratuitos à população, e começa a funcionar em 2025
As obras da Usina da Paz em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, estão em fase de finalização, consolidando mais uma etapa do programa "Territórios Pela Paz" (TerPaz). A unidade teve as obras autorizadas pelo Governo do Estado em maio de 2023. A construção do complexo, voltado para a promoção da cidadania, inclusão social e redução da violência, já está em fase de finalização e, em breve, será entregue à população.
A Usina da Paz é um projeto estratégico do Governo do Pará que busca transformar áreas vulneráveis em centros de oportunidades por meio da oferta de serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura e capacitação profissional. Com essa nova unidade, Abaetetuba se junta a outras cidades paraenses que já contam com o projeto, considerado o maior complexo de cidadania do Brasil.
Expectativa - Moradores de Abaetetuba aguardam com expectativa a entrega. A vendedora Benedita Rocha, de 47 anos, trabalha bem próximo da UsiPaz e está ansiosa pela abertura do complexo. “Nós estamos na expectativa para melhorias, com certeza. Acredito que a usina vai trazer muitos benefícios, não só para mim, que trabalho aqui próximo, com as vendas, mas também para toda a população do município. Essa grande oferta de serviços em um só lugar vai facilitar a vida de pessoas que passam dias em busca de um exame ou atendimento médico gratuito”, disse.
Para o aposentado Gilson Sarges, de 69 anos, a Usina da Paz Abaetetuba vai representar um lugar de convivência para todas as idades. “Isso aqui é muito importante para nós, principalmente para as crianças que vão sair das ruas e virão para cá praticar esportes, estudar e conviver. Além, claro, de idosos e jovens que serão atendidos e acolhidos aqui”, contou.
Com a finalização das obras físicas, os próximos passos incluem drenagem, instalação de mobiliário e equipamentos, além da capacitação das equipes que irão operar o complexo. A entrega está prevista para o ano de 2025, marcando um novo capítulo para Abaetetuba e consolidando o programa TerPaz como um modelo de transformação social.
Parceria - As obras foram executadas pela empresa Vale em um espaço de mais de 10 mil m², na Rodovia Dr. João Miranda, no portal da cidade. Seguindo o padrão das demais usinas já entregues pelo Governo do Estado, o novo complexo também vai dispor de uma estrutura moderna e mais de 70 serviços gratuitos oferecidos à população, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
Obras - Além de Abaetetuba, outras 27 obras também seguem em andamento Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda usina), Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açu, Icoaraci e São Félix do Xingu.