Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar incentiva pacientes a compartilharem experiências após cirurgias

'Programa Obesidade Zero' usa a tecnologia para estimular usuários a relatarem o dia a dia após procedimentos para avaliação dos resultados

Por Marcelo Zeno (HJB)
12/12/2024 11h11

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, referência em cirurgias bariátricas pelo “Programa Obesidade Zero”, segue investindo na qualidade do atendimento e no acompanhamento pós-operatório dos pacientes. Desde o início do programa, a unidade já realizou 1.844 cirurgias bariátricas, consolidando-se como um dos principais centros de tratamento da obesidade grau 3 na região.

Para garantir uma visão completa dos impactos desse procedimento, o HJB está incentivando os pacientes que já passaram pela cirurgia a participarem do questionário online 'Baros' (Bariatric Analysis andReporting Outcome System).

O 'Baros' é amplamente reconhecido na área médica como a ferramenta mais eficaz para avaliar os resultados da cirurgia bariátrica, abrangendo aspectos como a perda de peso, a melhora de condições de saúde associadas à obesidade, a qualidade de vida e as adaptações emocionais. Com esses dados, a equipe multiprofissional do HJB pode personalizar ainda mais o suporte oferecido aos pacientes e fortalecer as estratégias de acompanhamento.

Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico (CC) e Central de Material Esterilizado (CME) do Jean Bitar, a enfermeira Luciana Gomes, o Baros é uma ferramenta essencial para avaliar não apenas o sucesso da perda de peso, mas também os benefícios gerais na qualidade de vida dos pacientes bariátricos. “Com base nas respostas, espera-se identificar padrões na percepção dos pacientes sobre as mudanças em sua qualidade de vida após a cirurgia. Espera-se uma melhoria significativa nas condições de saúde física e mental, além de uma maior satisfação com a própria imagem corporal e com a vida social,”, enfatizou a profissional.

A participação no questionário é essencial para medir o impacto real das cirurgias realizadas e ajudar na evolução constante do tratamento oferecido. Os pacientes podem responder de forma prática e segura, contribuindo para o aprimoramento do programa e compartilhando suas conquistas individuais.

Aprovação - A paciente Andreza Costa, 31 anos, técnica de enfermagem, da cidade Ananindeua, já chegou a pesar 110 kg, e hoje ela comemora a sua vida melhorando após a cirurgia bariátrica. “Tem quatro meses que fiz a cirurgia e, de lá para cá, mudou bastante os meus hábitos alimentares para melhor com hora e porção certa. Roupas que não cabiam mais, agora já posso usar, fora que posso comprar roupas novas. Outra coisa é atividade física que já consigo fazer. A qualidade do sono foi para melhor”, disse a paciente satisfeita com o programa.

“Juntos, pacientes e equipe do HJB constroem um futuro mais saudável e pleno”, observou Luciana Gomes. Essa abordagem destaca o envolvimento dos pacientes e os benefícios mútuos do questionário, reforçando o convite à participação e o impacto positivo das informações coletadas.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

Serviço:

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB