Ao longo do ano, Poli Lago de Tucuruí evidencia cuidado humanizado na unidade
Unidade atinge mais de 100 ações e projetos com foco no cuidado integral
A assistência de qualidade aliada ao atendimento humanizado formam a dobradinha que registrou um marco em 2024 na Policlínica Lago de Tucuruí. Os usuários da unidade do Governo do Pará, que atende de crianças a idosos, puderam participar de, ao menos, 100 programações de humanização. Os eventos foram pensados com ética para a valorização de todas as pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no sudeste estadual.
As ações são promovidas para todos os usuários da unidade: das crianças e adolescentes atendidos pelos Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), aos pacientes que fazem as sessões de hemodiálise. Com a gestão do Instituto de Saúde Social da Amazônia (ISSAA), desde a entrega da unidade, no ano de 2022, o hospital prioriza projetos que promovam a assistência holística dos usuários, ou seja, um cuidado integral, com atenção a detalhes para garantir a qualidade no atendimento e o bem-estar do usuário.
"As ações de humanização são estratégias que tornam um ambiente de cuidado à saúde mais humano e empático. Diversas pessoas quando precisam recorrer a esses serviços encontram-se fragilizadas ou cercadas de dúvidas e anseios. E, por isso, trabalhamos diuturnamente pelos nossos pacientes, pois eles são centro de nossas atividades. Na Poli Lago de Tucuruí, em 2024, alcançamos mais de 100 ações até novembro. Ou seja, quase 10 dias, por mês, que os pacientes puderam contar projetos de acolhimento e interação, além de serviço de qualidade", ponderou Rodrigo Moreira, diretor administrativo do ISSAA.
Projetos
Apenas no Natea, foram feitas programações envolvendo quase todas as datas comemorativas. A unidade promoveu o Carnatea, Páscoa, Natal, Arrastateia, Dia das Mães e dos Pais e o marco: o Dia das Crianças. E que no mês de outubro, foi dado o play na diversão, entretenimento e terapia aos usuários TEA. A sessão de cinema para divertir, mas também cuidar, buscou promover o avanço no desenvolvimento, estimulando os sentidos e a interação dos usuários.
Aos 10 anos de idade, Pedro Paulo, ainda mantém algumas resistências com situações do cotidiano. A participação dele no Cine Natea, emocionou sua tia, Franci Borges. "Para ele ficar no meio de outras crianças, que acha que não as conhece, é uma dificuldade tremenda. E na sessão, ele ficou mais de 1h30 dentro de uma sala, com outras crianças e adolescentes. Comeu pipoca, coisa que ele não faz na rua, só come os alimentos feitos em casa. Isso é muito bom", comentou emocionada.
Também no Natea, os usuários contaram com o Programa de Ação ao Cuidador (PROAC) que oferece suporte emocional para quem cuida, reconhecendo as dificuldades que enfrentam na rotina de pessoas que necessitam de atenção constante. As ações incluíram aconselhamento, apoio psicológico e espaços de escutas que impactaram positivamente a saúde e o atendimento aos pacientes.
Hemodiálise
Aos pacientes renais crônicos, a unidade promoveu o Projeto Celebrar na Hemodiálise, que proporcionou momentos de celebração e interação, trazendo conforto emocional durante o tratamento. Ao longo do ano, também foram feitas ações de conscientização e orientação, como por exemplo, o Dia dos Rins, palestras no Setembro Amarelo, abordando doenças emocionais, assim como o Outubro Rosa e Novembro Azul, tratando da saúde da mulher e do homem, respectivamente.
A unidade também focou no cuidado de quem cuida. No Projeto Aniversariar, mensalmente, a Policlínica de Tucuruí promove uma celebração dedicada aos colaboradores que completaram aniversário no mês, reconhecendo e valorizando os profissionais que atendem os usuários. Em novembro, a unidade investiu na segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), evento que promoveu a segurança, o bem-estar e a saúde de todos os colaboradores da nossa empresa.
"Este ano, às vésperas da COP 30, escolhemos o tema: Os Impactos das Mudanças Climáticas na Segurança e Saúde no Trabalho. Os eventos climáticos impactam de sobremaneira no dia a dia das pessoas. E no trabalho, essas consequências no clima, também são bastante evidentes. Por isso, vamos ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde quanto ao assunto, suas diretrizes, complexidades e a forma de melhorar e contribuir com a saúde, o trabalho e o meio ambiente", pontuou Janaina Leal Macerata, engenheira de Segurança Corporativa.
Durante a programação, foram realizadas atividades, palestras e dinâmicas com foco na conscientização sobre os riscos do ambiente de trabalho, a importância dos cuidados preventivos e a promoção de um ambiente seguro para todos. "O evento representou um momento crucial para reforçar a cultura de segurança no trabalho, proporcionar informações sobre como agir em situações de emergência, prevenir doenças ocupacionais e garantir que todos tenham um conhecimento atualizado sobre as melhores práticas de segurança", Maria Cristina, gerente assistencial da Poli Tucuruí.
Como foco na percepção dos usuários, a unidade ainda promoveu o Projeto "Meu Amigo SAU". Os colaboradores mais elogiados na pesquisa de satisfação, foram reconhecidos e receberam brindes e cartas de agradecimento.
Serviço:
A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí funciona na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto de Roberta Paraense