Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Congresso debate os caminhos para uma transição energética no Pará

O evento destaca os mecanismos adotados no Pará para a concretização dessa transição, como a adoção do gás natural como modelo energético

Por Igor Nascimento (SEMAS)
11/12/2024 18h51

Os caminhos para uma transição energética, como forma de mitigação das mudanças climáticas, esteve em destaque durante o I Congresso Amazônico de Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 11. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O painel "Transição Energética" contou com a mediação do diretor de licenciamento ambiental da Semas, Marcelo Moreno, que destacou a importância do debate acerca dos mecanismos adotados no Pará para a concretização dessa transição, como a adoção do gás natural como modelo energético.

"Esse painel sobre transição energética foi muito importante, porque nós tivemos vários palestrantes que trouxeram aqui a realidade do que está acontecendo no estado do Pará. Trouxeram para gente que o gás natural é uma forma muito barata para iniciar o processo de descarbonização aqui no estado do Pará, na Amazônia, em relação aos demais estados e regiões. Temos a empresa Gás do Pará, que atua na negociação e distribuição aqui no estado. Atualmente é distribuído para a indústria, mas, em breve já poderemos estar levando o gás natural para a população em geral", disse o diretor de licenciamento da Semas.

Um dos integrantes do painel, o diretor presidente da New Fortress Energy, Paul Moller Steffen, destacou a grande expansão das fontes renováveis, em sua apresentação, especialmente as fontes eólica e solar, devido a sua volatilidade traz questões para o setor elétrico, que precisa assegurar o suprimento da demanda. 

"Neste contexto, o gás natural é um combustível estratégico, tanto por meio de empreendimentos flexíveis, quanto como energia de base, para garantir a segurança energética. Atualmente, o gás natural representa uma parte significativa do mix energético 
país, sendo usada no Pará como insumo industrial também, por exemplo, na produção de amônia", disse Paul Steffen. 

Os demais integrantes da mesa foram Luiz Alcino, executivo de obras RD da Equatorial Pará; Elisangela Almeida, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e André Nunes, gerente de operação e manutenção da empresa pública Gás do Pará.

Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas