Fundação Hemopa promove confraternização natalina para pacientes e familiares
A programação integra o projeto de humanização, com atividades socioculturais e recreativas que fortalecem a qualidade de vida e a conexão com as famílias
Crianças e adultos aproveitaram as brincadeiras e o momento festivo promovido pela Fundação HemopaA Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação Hemopa) realizou nesta quarta-feira (11) sua tradicional festa natalina, destinada a pacientes, familiares e acompanhantes, no Espaço Colmeia, em Belém. A celebração é parte do calendário anual da instituição, e integra o projeto de humanização por meio de atividades socioculturais e recreativas, que têm como objetivo estreitar os laços com os usuários e promover momentos de acolhimento e alegria.
A assistente social e titular da Gerência Sociopsicopedagógica, Cristina Santos, destacou a relevância da programação para a Fundação e seus pacientes. “É um evento de extrema importância dentro do calendário anual, porque vem agregar um momento de consolidação de todas as conquistas e também de todas as dificuldades que a gente enfrenta, junto com os nossos pacientes, no decorrer do ano. O ano de 2024 foi maravilhoso, porque conseguimos qualificar a nossa política de saúde dentro da especialidade de hematologia, agregando qualidade de vida para os nossos usuários. Hoje, poder proporcionar esse ambiente para as nossas crianças e familiares extrapola o âmbito institucional e, ao mesmo tempo, fortalece nossa atuação em saúde e acolhimento”, disse a gestora.
Bem-estar - A confraternização de Natal reflete o compromisso do Hemopa não só com o cuidado clínico, mas também com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida para os pacientes, fortalecendo a conexão com as famílias.
Joyce Cunha, pedagoga da Fundação Hemopa, reforçou o papel das festas natalinas no desenvolvimento integral dos pacientes. “Esse é um evento que faz parte de um projeto de atividades socioculturais e recreativas, que procura estreitar as relações com nossos pacientes, e também proporcionar favorecimento do desenvolvimento integral através dessa confraternização”.
A programação incluiu música, brincadeiras e um momento especial de interação para crianças e adolescentes atendidos pelo Hemopa. Para muitas famílias, o evento marca um momento de superação e celebração das conquistas ao longo do ano. Joyce Melo, mãe da paciente Jennifer, ficou emocionada ao relatar a evolução de sua filha desde o início do tratamento.
“Antes do diagnóstico, ela vivia internada e não tinha tratamento. Graças a Deus, depois que começou o acompanhamento aqui, teve muita melhora. Ano passado, ela não andava, só ficava sentadinha. Hoje, ela brinca, anda e está aproveitando tudo. Esse momento é muito importante para ela e para toda a nossa família”, afirmou Joyce.