Socioeducandos atendidos pela Fasepa participam de Enem PPL 2024
Os participantes, que realizaram as provas nos dias 10 e 11 de dezembro, são atendidos em oito unidades socioeducativas do Pará
Vinte e cinco jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) participam do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2024). O objetivo do Enem PPL é garantir que essas pessoas, que cumprem medidas judiciais em unidades do Estado, tenham acesso ao ensino superior, conforme determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).Jovens atendidos pela Fasepa têm na educação uma oportunidade para reescrever suas histórias
Foram inscritos adolescentes e jovens de oito unidades de atendimento socioeducativo da Fasepa, em várias regiões: Centro Socioeducativo Masculino (cinco), Centro Socioeducativo Feminino (um), Centro de Atendimento em Semiliberdade Masculino (dois), Unidade de Atendimento Socioeducativo II (um), Unidade Socioeducativa de Benevides (sete), Centro de Internação Masculino do Baixo Amazonas (três), Centro de Semiliberdade Santarém (dois) e Centro de Internação Masculino de Marabá (quatro). Os participantes realizaram as provas nos dias 10 e 11 de dezembro (terça e quarta-feira).
O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade segue o mesmo formato da versão regular. Os socioeducandos que alcançarem a pontuação mínima nas provas objetivas e na redação poderão concorrer diretamente às vagas nos processos seletivos das universidades. As avaliações incluem questões objetivas e redação, abordando as áreas de conhecimento e componentes curriculares do Ensino Médio.
Prioridade - A coordenadora Estadual do Enem PPL da Socioeducação do Estado do Pará, Isanilde Ferreira, também especialista em Educação, atuando na Diretoria Técnica de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, explicou que um dos objetivos da socioeducação é fortalecer o eixo educacional, considerado um direito prioritário para uma vida digna, além de ferramenta de transformação social e pessoal para a juventude.
Ela destacou que o Enem PPL visa possibilitar aos socioeducandos a oportunidade de dar continuidade aos estudos. “Além de ser um direito fundamental, essa é uma ação mobilizadora, que transforma vidas e permite que os socioeducandos tenham acesso ao ensino superior após a aprovação no Enem. Como coordenadora estadual, fico muito feliz em ver que o exame está ocorrendo conforme os critérios estabelecidos pelo edital da banca Cebraspe”, disse Isanilde Ferreira.
O exame, que avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, se tornou uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa