Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Educação para um trânsito seguro reforça nos municípios a prevenção a acidentes

Detran leva a várias regiões seus projetos, como o Detranzinho, destinados a orientar e formar condutores e pedestres conscientes

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/12/2024 15h35

Um dos pilares da segurança viária, a educação para o trânsito, realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), é levada a diversas regiões para reforçar as orientações sobre fatores de risco e comportamento seguro nas vias e estradas. Além das operações de rotina em datas especiais (Carnaval, Verão e Festas Seguras – esta última no final de ano), as equipes de educação percorreram os municípios para alertar condutores e pedestres sobre prevenção a acidentes.

Em 2024, o Detran inovou, realizando caravanas, que permitiu realizar ações que antes eram realizadas individualmente pelo Departamento, e neste ano foram levadas de uma só vez às regiões.O Minicircuito começa na infância a formar condutores e pedestres que respeitam as normas de trânsito

Formação de mototaxistas, Curso de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito, Detran nas Empresas e nas Escolas (Projeto Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania), além do Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará garantiram a abordagem para mais de 30 mil pessoas nas regiões de Integração Baixo Amazonas, Rio Caeté, Guamá, Carajás e Tocantins.

Fatores de risco, como o não uso do capacete, excesso de velocidade, uso do celular ao volante, ultrapassagem perigosa e o hábito de beber e dirigir estão entre os principais temas abordados pelos agentes de educação durante as formações e abordagens em vias públicas, escolas, empresas, instituições e comunidades.

Minicircuito Itinerante - O Projeto Detranzinho também reforçou a educação no trânsito paras crianças de mais de 50 escolas da Região Metropolitana de Belém. Este ano, a formação de crianças e adultos para um trânsito mais seguro e humanizado, foi reforçada com a entrega do Minicircuito Itinerante. Instalado em uma carreta, o Minicircuito proporciona um aprendizado de forma lúdica e divertida, com jogos e pinturas sobre temáticas relacionadas à segurança viária.

A estrutura é acompanhada por uma pista móvel. O percurso colorido e interativo é realizado em bicicletas e carrinhos elétricos, nos quais as crianças aprendem sobre sinalização viária e regras de segurança, como a travessia na faixa de pedestre, cores semafóricas, uso do capacete e preferenciais.

“A ideia é levar esse Minicircuito para as nossas grandes operações, e também ao longo do ano aos municípios, especialmente os que lideram as estatísticas de sinistros, para que possamos, em conjunto com a população ensinar que o comportamento seguro salva vidas no trânsito”, enfatiza a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Isabella Nunes.