Inova Sefa apresenta projetos e inovações do Fisco para setores público e privado
Evento abordou temas como a inovação no setor público, a exemplo do novo Portal da Transparência do Estado, entre outras iniciativas
A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) realizou, na terça-feira (10), o “Inova Sefa”, com foco na integração entre o setor público e o privado sobre a gestão tributária e para estimular a cultura de inovação e transformação digital no Fisco estadual. O evento foi realizado de forma híbrida, presencial e com transmissão ao vivo pelo youtube Sefa.
Voltado aos contribuintes de impostos e entidades de classe, o Inova Sefa abordou temas como a inovação no setor público, apresentando experiências exitosas, a exemplo do novo Portal da Transparência do Estado, a implantação do Sistema de Execução Financeira e Orçamentária do Estado do Pará (Siafe), o novo serviço “Extrato do Simples Nacional” e a Autorregularização de contribuintes, assim como os avanços tecnológicos na fiscalização de trânsito.
Também foram apresentados projetos como a melhoria no monitoramento eletrônico de cargas e os projetos de inovação que serão monitorados pelo Laboratório de inovação da Sefa, o SefaLab. O evento teve transmissão ao vivo no youtube Sefa.
O secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, afirmou que o evento serviu para mostrar um pouco do que a Fazenda tem feito nos últimos anos e refletir sobre inovação. “A inovação não é necessariamente disruptiva, pode ser incremental, modificando procedimentos. Ao longo do evento mostramos o que foi feito e que ainda falta fazer, para onde estamos caminhando no Fisco”.
O titular da Sefa anunciou que, como parte das mudanças que estão sendo realizadas, a Secretaria da Fazenda vai dispensar a obrigatoriedade da Declaração de Informações Econômicos-Fiscais (Dief) a partir do próximo ano, para todos os contribuintes que utilizam Escrituração Fiscal Digital (EFD). Esta é uma antiga demanda da classe empresarial e de contadores.
Eli Sòsinho, subsecretário de Administração Tributária da Sefa coordenou um painel sobre os avanços realizados pela Sefa nos últimos anos, refletindo sobre a participação das pessoas nas ações de inovação. Segundo ele, a realidade da administração pública exige inovar, “com uma mudança comportamental para tornar as instituições mais céleres em prol da sociedade e do cidadão paraense, este é o nosso foco. Estamos inovando com os nossos processos, com as nossas auditorias, no nosso relacionamento com o contribuinte, este é o exemplo que queremos dar”.
Luciana Ferreira, coordenadora do Laboratório de Inovação da Sefa mostrou a evolução das ideias relacionadas a inovação ao longo do tempo, e o crescimento da adesão das instituições públicas, com propósito e resultados voltados às pessoas. Segundo ela, a Secretaria da Fazendo do Pará foi a primeira, entre as unidades da federação, a instalar um laboratório de inovação. “O nosso convite é para nos conectarmos em práticas que envolvam as pessoas e o meio ambiente”, disse ela.
"Gostei muito do conteúdo e do formato do evento. Falas rápidas, assertivas e objetivas", disse a contadora Renata Elizondo, que assistiu o evento pelo youtube.
Para assistir a apresentação, acesse aqui.