Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Cosanpa e Detran oferecem descontos e facilidades para clientes renegociarem dívidas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/10/2015 13h49

Em agosto desse ano, um vazamento na tubulação da casa de dona Josefa Matias, fez com que a conta de água dobrasse de valor. Em setembro, a história se repetiu. O débito extrapolou a cota do orçamento mensal da aposentada e ela não conseguiu pagar a dívida. Mas nesta quinta-feira, 8, dona Josefa resolveu seu problema. Parcelou em seis vezes a dívida de 660 reais, que tinha com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Com a inadimplência chegando a 50 milhões de reais em todo o Estado, com mais de 120 mil contas em atraso, a Cosanpa aproveitou o período do Círio para proporcionar aos clientes em débito, a oportunidade de quitar suas dívidas com a concessionária. A semana de conciliação começou na segunda-feira, 5, e vai até esta sexta-feira, 9. “Com essa crise, qualquer ajuda pra pagar nossas contas é bem vinda. Graças a Deus surgiu essa possibilidade de parcelamento para eu quitar e impedir que a dívida crescesse mais ainda”, comemorou a usuária.

Durante essa semana, a Cosanpa está suspendendo os cortes no abastecimento, assim como a negativação dos clientes. O pagamento das dívidas está isento de juros e multa, e o cliente pode negociar seu débito dando uma entrada de até 30% do valor total da dívida e parcelando em até 60 vezes o restante. “Essa foi a maneira que encontramos para agraciar nossos clientes na época do Círio, além de melhorar a nossa arrecadação, o que acaba gerando uma melhor prestação de serviços”, disse João Barral, diretor de mercado da Companhia.

A semana de conciliação teve início em Marabá, durante o período de 28 de setembro a 2 de outubro. Depois de Belém, ela irá acontecer em Santarém. Para o cliente em débito com a concessionária negociar sua dívida, ele precisa ir até uma das oito lojas de atendimento da Cosanpa em Belém. Os endereços podem ser vistos no site www.cosanpa.pa.gov.br

IPVA - O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) também vem oferecendo, ao longo de todo o ano, em Belém e nas 48 unidades pelo Estado, o parcelamento do licenciamento de veículos em atraso. Mas esse parcelamento só vale para débitos de anos anteriores. “Essa é uma prática que visa diminuir a inadimplência que este ano  já chegou a 48%, uma média maior do que a nacional”, disse Carlos Valente, coordenador de planejamento do Detran. O parcelamento  pode ser feito em até seis vezes, com um valor mínimo de 136 reais em cada prestação. Outro serviço que pode ser parcelado pelo Detran é o pagamento das diárias dos veículos no parque de retenção. Todas as informações sobre a negociação das dívidas estão acessíveis no site www.detran.pa.gov.br.

Outra oportunidade oferecida pelo Governo para facilitar a vida do contribuinte é o IPVA Cidadão. Esse programa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) concede descontos de 10 a 15% para os proprietários de veículos que conseguiram ficar a partir de um ano sem cometer nenhum tipo de infração. Quando esse motorista procura a Sefa com pelo menos dois meses de antecedência para pagar o IPVA do seu carro, recebe esse desconto. “A gente renuncia a uma parte do imposto cobrado em benefício do bom motorista. É importante criar esse estímulo. Se você for um bom condutor, dificilmente você vai ter problemas”, diz a coordenadora de IPVA e IPCB da Sefa, Irene Raiol.