Em Belém, evento traz informações e orientações sobre cadastro de imóveis para a COP 30
Workshop da Booking.com é oportunidade para paraenses ganharem renda extra com hospedagem de curto prazo durante o maior evento sobre mudanças climáticas do mundo
Em mais uma ação estratégica que prepara a capital paraense, Belém para a COP 30, principal evento sobre o clima do mundo, o Governo do Pará, em parceria com a Booking.com, promove nesta terça-feira, 10, um workshop gratuito para orientar o cadastro de propriedades na plataforma digital. O evento teve 177 inscritos e busca ampliar a oferta de hospedagem para o evento, que acontecerá em novembro de 2025.
Eduardo Costa, secretário de Turismo do Pará, destacou a importância da hospitalidade paraense e o impacto que a COP 30 terá na economia local.
"Uma das particularidades do povo paraense é saber receber. No Círio de Nazaré, por exemplo, vemos como a hospitalidade do paraense acomoda um público imenso em casas de parentes, amigos, hotéis e outros espaços. Hoje, com este workshop em parceria com a Booking.com, estamos ajudando os paraenses a disponibilizarem seus imóveis para aluguel de curta temporada, o que também pode ser uma oportunidade de renda acessória para muitas famílias".
A parceria com a Booking.com é parte de uma série de iniciativas realizadas para superar o desafio de hospedagem na capital. Wagner Osti, gerente jurídico e de relações públicas da plataforma, apontou o crescimento da cidade no mercado de Turismo.
"Belém está no top 5 das cidades que mais cresceram em busca por esse tipo de imóvel em 2024, o que nos deixa muito satisfeitos com os resultados até agora. Nosso objetivo é capacitar as pessoas de Belém e das cidades ao redor para que elas possam cadastrar suas propriedades, como casas de veraneio ou apartamentos, em uma plataforma de turismo online. Já realizamos um workshop semanas atrás e, no próximo ano, intensificaremos nossos esforços para conectar mais proprietários a turistas, sejam eles nacionais ou internacionais".
Entre os participantes do workshop, Adrilene Miranda, técnica de enfermagem com um imóvel na Avenida Augusto Montenegro, compartilhou seu entusiasmo ao participar pela primeira vez de um evento voltado para o aluguel de curta temporada.
"Eu gostei muito dessa oportunidade que a Booking.com está oferecendo para a gente. É uma chance de realizar o cadastro, ter uma renda extra, e eu estou achando tudo muito esclarecedor e satisfatório. Espero que a COP 30 seja uma 'COP de milhões', a melhor de todas, com certeza vai ser aqui!", afirmou.
Mesmo com sua experiência prévia em plataformas de aluguel de curta temporada, Victoria Terasawa, gerente de um imóvel na Ilha do Combu, destacou os aprendizados obtidos durante o evento. "Nós já utilizamos plataforma de aluguel por temporada, mas hoje aprendi algo novo sobre como adaptar o cadastro às exigências do padrão internacional. Por exemplo, aqui na Amazônia temos a tradição de usar redes como leitos, mas isso não é considerado no padrão da Booking.com. Também percebi que itens como bicamas não são classificados como leitos, e isso já vai me ajudar a ajustar o cadastro. É um aprendizado importante, pois agora Belém é uma vitrine internacional, e precisamos nos preparar para receber esse público".
O workshop também trouxe a experiência de Fábio Nahon, diretor da Associação Brasileira de Locadores por Temporada (ABLT). Ele compartilhou experiências de grandes eventos no Brasil e ressaltou a importância do momento para Belém.
"A ideia é compartilhar um pouco da experiência que tivemos em outras cidades, como o Rio de Janeiro, que enfrentaram problemas similares de escassez de hospedagem. A ABLT está aqui para fomentar o mercado, capacitar pessoas envolvidas no processo de hospitalidade e garantir que, além de atender ao evento, o Pará se torne um polo turístico. Nosso objetivo é deixar um legado para a cidade, atraindo turismo para a região mesmo após a COP 30".
Preparativos para a COP 30
Belém será o centro das atenções globais durante a COP 30, e as ações para ampliar a capacidade de hospedagem fazem parte de uma estratégia abrangente do governo estadual, em parceria com governos federal e municipal e o setor privado. Entre as soluções estão:
• Contratação de navios de cruzeiro para hospedagem temporária.
• Reforma de 17 escolas para funcionarem como hostels.
• Construção de espaços como tendas climatizadas, vilas militares e acomodações modulares de alto padrão, que terão uso administrativo após o evento.
• Parcerias com plataformas digitais de hospedagem para conectar imóveis locais a turistas.
Além disso, o governo incentiva a modernização da rede hoteleira existente, com isenção de ICMS na compra de equipamentos como frigobares, televisões e mobiliário. Linhas de crédito em parceria com o BNDES e o FUNGETUR também estão disponíveis para a requalificação de negócios na cadeia do turismo. A construção de três novos hotéis de alto padrão por grupos internacionais na Região Metropolitana de Belém reforça os investimentos no setor.
Papel da comunidade local - A mobilização da população para cadastrar imóveis em plataformas como a Booking.com é essencial para atender à alta demanda por hospedagens durante a COP 30. A ação deixa um legado não apenas para o evento, mas para o turismo local, fortalecendo Belém como destino global.
Com a COP 30, Belém terá a oportunidade de mostrar ao mundo a riqueza de sua cultura e hospitalidade, criando um legado para a cidade e seus moradores.