Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÕES

Uepa encanta visitantes da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/10/2017 00h00

Instigar a curiosidade, despertar o interesse pelas ciências e provar que a área de Exatas pode ser divertida são algumas das missões da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre até amanhã, na Estação das Docas. Com três estandes e o Planetário Móvel, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) leva aos visitantes do evento uma pequena amostra da produção científica de seus alunos e professores.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a programação integra uma mobilização nacional que busca promover o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, em especial crianças e jovens. Já no início das atividades de hoje, crianças e adolescentes formavam fila para participar da primeira sessão de cúpula do Planetário Móvel. A apresentação “Gigantes do Céu” tem duração de 15 minutos e reproduz um céu real, com todos os seus astros.

“Temos essa missão do encantamento no Planetário. Ver o interesse dos participantes nas apresentações é muito gratificante para mim”, disse o planetarista Victor Takeshi. E a Astronomia cativou mais uma turma de crianças: o terceiro ano do Ensino Fundamental da escola Stélio Maroja. “A nossa turma foi escolhida para conhecer e Feira, o que foi maravilhoso, pois todos os alunos mostram muito interesse pelas ciências”, contou a professora Vanessa Carneiro, que acompanhou os pequenos na sessão de cúpula. No que depender do menino Marcos, de 9 anos, o futuro já está definido. “Quero ser astronauta. Ou jogador de futebol”, enumerou.

Além do enorme domo do Planetário Móvel, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) levou outros itens de sua coleção, como telescópio de 200mm Schmidt-Cassegrain, que permite uma aproximação de 500 vezes e foi utilizado por muitos jovens para observar as ilhas no entorno de Belém. “Eu gostei muito da Feira, pois sou fã de ciência e tecnologia. É bem legal ter um espaço que reúne todas essas coisas”, resumiu o estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Patrick Santos, de 16 anos.

O pequeno Gabriel, de 6 anos, já decidiu o que quer ser quando crescer: piloto de aeronaves. O brilho nos olhos ao observar o funcionamento dos experimentos demonstrados no estande do Planetário é um indício de que ele está no caminho certo. “Minha matéria favorita na escola é matemática”, adianta o menino, que ainda cursa o primeiro ano do Ensino Fundamental. “Ele é muito interessados por ciência, mecânica em especial. Ano passado não consegui trazê-lo à Feira, este ano não pude perder”, contou o pai de Gabriel, o bombeiro Ronaldo Teixeira, de 47 anos.

Exemplares da coleção biocultural do Herbário da Uepa também estão em exposição na feira. Exsicatas (plantas secas e prensadas), frutos e sementes demonstram que é possível aprender matemática com botânica e vice-versa. Os conceitos são demonstrados por meio de formas, padrões, simetrias e regularidades matemáticas observáveis na disposição de galhos e folhas, ramos das espécies vegetais.

No estande institucional, alunos do curso de Matemática demonstravam equipamentos pedagógicos desenvolvidos por eles para facilitar o ensino na disciplina. Um jogo que traz formas geométricas em EVA aplicadas de peças de compensado foi pensado pelos alunos Juliana Fróes, Juliana Silva, Jhenyfe Abreu e Geovanne Dias para o ensino da Matemática a pessoas cegas. “Desta forma, videntes e deficientes visuais podem participar do jogo”, explicou Juliana Fróes, que apresentava a invenção na Feira.

Formas geométricas confeccionadas em miriti foram outra novidade do estante da Uepa. Construídas pelos alunos do curso de Design, as ferramentas são mais leves que a madeira tradicional e mais resistentes que o isopor, utilizando uma matéria prima comum e barata da região. “Os alunos de Design estão oferecendo seu conhecimento para uma parceria com os cursos de licenciatura da Uepa para o desenvolvimento destas ferramentas didáticas na oficina do curso. Isso será algo muito proveitoso para os alunos e também para a Instituição”, afirmou um dos coordenadores do estande, Osvando Alves.

Palestra - O professor Rubens Fonseca, do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI) ministrou a palestra “A matriz de referência do Enem – Ações para os professores de Matemática”. Em sua explanação, o professor atentou para as diversas matrizes existentes para o ensino da Matemática e chamou atenção para os limites impostos pela adoção de apenas uma delas no Ensino Médio.

“A matriz do Enem ensina ao professor o que e como o conteúdo será cobrado, entretanto, utilizar uma única matriz no ensino acaba limitando o conteúdo apenas ao Enem. A matriz do Exame para a Matemática, por exemplo, engloba cerca de um terço dos assuntos que a disciplina trata. Atualmente, a matriz do Enem engoliu o Ensino Médio e os professores são reféns dela. Busco mostrar que não precisa ser assim”, explicou.

Para conferir programação completa da Feira, acesse www.semanact.pa.gov.br.

Serviço:

8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data: 24 a 26 de outubro

Local: Estação das Docas, localizada na Avenida Boulevard Castilhos França, s/n, no bairro da Campina.