Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEZEMBRO VERMELHO

Seminário na Sespa fortalece ações de prevenção e acolhimento às pessoas vivendo com HIV no Pará

Evento destacou a importância da prevenção combinada e combate ao estigma para ampliar o cuidado às pessoas vivendo com HIV

Por Roberta Vilanova (SESPA)
06/12/2024 17h54

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou, nesta sexta-feira dia 6, em Belém, o “Seminário de Prevenção Combinada: Quebrando Barreiras e Construindo Pontes.” A atividade faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e combate ao HIV/Aids, reforçando o compromisso do Pará em ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento e acolhimento para as pessoas que vivem com HIV.

O evento reuniu profissionais de saúde da Atenção Básica, Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e maternidades, com o objetivo de qualificar o atendimento, fortalecer a conscientização sobre estratégias de prevenção e promover o combate ao estigma.

Andréa Miranda, coordenadora do estadual de IST/Aids da Sespa, fala sobre a importância doAndréa Miranda, coordenadora estadual de IST-Aids evento.  “O seminário foi uma oportunidade essencial para reforçarmos a importância da prevenção combinada, destacando ferramentas como PrEP, PEP e o uso de preservativos, mas, principalmente, para conscientizar sobre o acolhimento e a não estigmatização das pessoas vivendo com HIV. É fundamental que os profissionais de saúde estejam capacitados para oferecer um atendimento humanizado e inclusivo, promovendo o cuidado integral à população”, destacou.

Prevenção combinada em foco - Durante o seminário, foram discutidas as diversas estratégias de prevenção combinada, como PrEP, PEP, preservativos internos e externos, testes rápidos, antirretrovirais e imunização. Andréa destacou que o uso dessas ferramentas é essencial para reduzir a incidência do HIV. “Precisamos ampliar o acesso às tecnologias de prevenção e garantir um atendimento acolhedor, que não discrimine ou estigmatize o usuário. Este é o objetivo principal do seminário: conscientizar e capacitar”, afirmou.

Mesa de abertura do seminário no auditório da Sespa

Outro ponto de destaque foi à estratégia “indetectável = intransmissível (I=I)”, que reforça que uma pessoa vivendo com HIV, em tratamento e com carga viral indetectável, não transmite o vírus. Essa abordagem, além de ser uma ferramenta de saúde pública, tem impacto direto na redução do preconceito.

Dezembro Vermelho - O seminário integrou as ações do Dezembro Vermelho, um marco na luta contra o HIV/Aids, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento. No Pará, as ações também estão alinhadas com a meta global de eliminar a Aids como ameaça à saúde pública até 2030.

A Sespa segue empenhada em promover políticas que garantam o acesso universal aos tratamentos antirretrovirais, além de fortalecer as redes de atenção à saúde com foco no acolhimento, diversidade e inclusão.

“Vamos combinar prevenção e cuidar” é o tema da campanha, e o seminário enfatizou que o combate ao HIV depende da união de esforços entre governo, profissionais de saúde e sociedade civil”, concluiu.

Texto: Bianca Botelho/Sespa