Cefor completa 10 anos de dedicação à formação e qualificação dos educadores no Pará
O centro atua tanto na formação de professores da rede estadual quanto no apoio às redes municipais, visando promover uma educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa em todo o estado
O Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefor) comemora, nesta sexta-feira, 6, uma década de contribuição fundamental para a qualificação dos profissionais da educação básica no Pará. Vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o centro atua tanto na formação de professores da rede estadual quanto no apoio às redes municipais, visando promover uma educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa em todo o estado, garantindo que cada docente tenha as ferramentas necessárias para transformar o aprendizado dos alunos.
O Cefor tem sido uma peça-chave na valorização dos profissionais da educação. A instituição oferece cursos de formação continuada, com foco na atualização técnico-operacional e pedagógica dos educadores, além de promover a participação ativa em fóruns e comitês gestores. Desde 2019, foram atendidos 217.131 profissionais da educação, um marco histórico se comparado com os anos anteriores, que contabilizaram apenas 19 mil.
"Temos certeza que está sendo construído um grande legado com humanização e
uma potente rede colaborativa em prol de um verdadeiro ecossistema de aprendizagem, transformando a vida de milhares de profissionais. As pesquisas acadêmicas, por meio de diferentes organizações, já nos revelam o caminho percorrido. Com prudência e sabedoria, também identificamos nossas fragilidades, com a clareza e a humildade dos caminhos a percorrer", disse Augusto Paes, diretor do Cefor.
As ações são norteadas por 7 eixos formativos, sendo elas currículo, metodologia e práticas de ensino na educação básica; avaliação de aprendizagem e o uso pedagógico de indicadores educacionais; inclusão e diversidade; alfabetização e letramento; gestão e políticas públicas; educação digital e inovação, e educação Ambiental.
"Sou professora do quarto ano do ensino fundamental e todas as formações foram ótimas, porque elas trouxeram muitas discussões e muitas sugestões para melhorar o nosso trabalho e na aplicação de sala de aula. Enquanto profissional, também me ajudou muito, porque todas as sequências já estavam preparadas por ótimos profissionais. Então eu só tenho a agradecer por todas essas formações e espero que no próximo ano continue com essas aulas", Monique Azevedo, professora de Língua Portuguesa, na Escola Marinalva Pantoja
A atuação do centro inclui o estímulo à pesquisa pedagógica e à melhoria contínua dos índices educacionais do estado. Atualmente, estão sendo trabalhadas seis formações, dos programas são Alfabetiza Pará, Prepara Pará, Acelera Pará, SAEB/Sispae, Entre Pares e a
Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima (CYC).
Plataforma Digital - O Cefor ainda conta com formações virtuais, para atendimento de todos os municípios paraenses. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor) é uma plataforma que oferece um ambiente acessível, intuitivo, prático e, sobretudo, um novo espaço de encontro, socialização e fortalecimento da rede colaborativa entre pares na educação. Atualmente, 79.703 educadores estão cadastrados. Assim temos um ambiente digital, projetado por servidores da rede e voltado para as necessidades da educação do Pará.